Viagens

Uma paixão chamada BUENOS AIRES. Guia de atrações da cidade organizado por Bairros.

BUENOS AIRES é puro charme, elegância, protesto e drama. É futebol, Tango, Carlos Gardel e Evita. É doce de leite, alfajor, empanada, vinho Malbec e muita carne com chimichurri.

Em muitos locais vai ter a impressão de estar em plena Europa (é meio Madri, meio Paris) e se gostar de arquitetura vai se maravilhar com tantos estilos arquitetônicos e tendências.

A cidade tem uma admirável e rica cena cultural, cheia de galerias de arte, museus, livrarias, lojinhas de disco retrô, teatros e principalmente cinemas.  Aliás, falando nisso, é de lá que saem, na minha opinião, os melhores filmes do planeta! Depois de ter assistido umas boas dezenas de películas argentinas virei uma alucinada pelo cinema que eles produzem e principalmente pelo Ricardo Darín, o melhor e mais famoso ator deles.

Por muito tempo, e por conta da desvalorização da moeda deles (peso argentino) frente à nossa, foi o nosso paraíso de compras. Nessa época tudo era bem em conta para gente e por isso os inúmeros outlets da capital viviam lotados de brasileiros. Hoje em dia, é bem verdade, não é mais bem assim, mas pra passear, comer e comprar iguarias locais (como vinho, doce de leite, alfajor) ou maquiagem na Farmacity (principal rede de farmácias) ainda vale muito a pena.

Bem, gente, a verdade é que sou muito apaixonada por essa cidade que já fui 3 vezes (virada de 2010 pra 2011, 2012 e 2014) e vivo fazendo planos de voltar! Quem me conhece sabe da minha empolgação e que meus olhos brilham quando eu falo de lá!

18871290_1398181653581793_1594221387_n
Arthurzinho, meu filhote, nas três vezes que fomos. Na última vez o Heitor também conheceu essa cidade linda!

Se você ainda não a conhece eu tenho um conselho pra te dar: esqueça a velha e besta rixinha do futebol, aproveite as mil promoções de passagens aéreas pra lá que vivem rolando, a proximidade com nosso país, a facilidade do portunhol, faça as malas e embarque já pra conhecer mi Buenos Aires querido! De uma coisa eu te garanto: você dificilmente vai se arrepender!

GUIA DE ATRAÇÕES ORGANIZADO POR BAIRROS

 CENTRO

(bairro lotado de atrações)


– PLAZA DE MAYO: é a praça mais importante da cidade, famosa por ser o local dos principais protestos da cidade, sempre cheia de ativistas que lutam pelas mais diversas causas. Até hoje ainda se vê por lá a tradicional marcha das chamadas MÃES DA PRAÇA DE MAIO, que há décadas fazem uma campanha pela busca da verdade das atrocidades ocorridas durante o período da Ditadura Argentina. É cercada por diversos prédios importantes (CASA ROSADA, CABILDO – antiga prefeitura, BANCO DE LA NACIÓN e CATEDRAL METROPOLITANA – era onde JORGE MARIO BERGOGLIO exercia seu mister até se transformar em PAPA FRANCISCO).

DSC07822
– CASA ROSADA: é o centro do poder político argentino, sede do Poder Executivo,e é certamente o prédio mais famoso da capital. É onde trabalha o Presidente da República Argentina. Está aberta à visitação nos finais de semana e feriado (das 10h às 18h).

DSC07884
– CALLE FLORIDA: rua exclusivamente de pedestres e principal artéria da região chamada MICROCENTRO. Cheia de turistas, artistas de ruas (principalmente dançarinos de tango), pedintes, ambulantes e cambistas que tentam a todo custo te convencer a trocar moeda com eles.


-GALERÍAS PACÍFICO: é um shopping que fica na CALLE FLORIDA, num lindo prédio de arquitetura francesa. Ocupa quase um quarteirão inteiro e é um local de visita quase que obrigatório. Tem as principais marcas argentinas e lojas internacionais. Adoro as lojas para crianças de lá (GRISINO, CHEEKY, KEVINGSTON, MIMO & CO).


CONGRESO E TRIBUNALES

(bairro que meio que se confunde com o Centro)

novedejulio
-AVENIDA 9 DE JULIO: os portenhos adoram se vangloriar e falar pelos quatro cantos que esta é “la avenida más larga del mundo”. Chega a ter 16 pistas no ponto mais largo e atravessá-la pode ser uma engraçada e curiosa experiência, principalmente se tive de correr antes do sinal fechar, como aconteceu comigo!!! Nela fica o OBELISCO e o TEATRO COLÓN.

– OBELISCO: é a Torre Eiffel da cidade, um dos principais símbolos portenhos. É o local das principais comemorações argentinas (futebolísticas, principalmente). Fica na ESQUINA DA 9 DE JULIO COM A AV. CORRIENTES.


– TEATRO COLÓN: é o principal teatro do país. Fiz a visita guiada e recomendo. (TODOS OS DIAS DE SEGUNDA A SEGUNDA-FEIRA, DAS 09H ÀS 17H)

DSC01948
-AVENIDA CORRIENTES: é a BROADWAY portenha. É onde estão os principais teatros e cinemas da cidade. Área com bastante comércio. Já fiquei hospedada num flat por lá e gostei da região.


RETIRO

(é o bairro que faz divisa com o Centro)


– PLAZA SAN MARTÍN: linda praça que fica no final da CALLE FLORIDA e tem um monumento em homenagem a SAN MARTÍN e outro em homenagem aos mortos Na Guerra das Malvinas. Bem próximo tem a PLAZA FUERÇA AEREA ARGENTINA onde está a TORRE DE LOS INGLESES (cópia reduzida do BIG BEN de Londres).

PUERTO MADERO

(é antes de mais nada um bairro que se localiza numa região portuária, o mais novo e moderno da cidade. Cheio de arranha-céus, de hotéis 5 estrelas e de novos projetos)

 

– DIQUES: a ideia foi fantástica, inspirada nas DOCAS DE LONDRES, e que depois serviu de base, inclusive, para a ESTAÇÃO DAS DOCAS DE BELÉM-PA, minha cidade natal. Reformaram antigos galpões portuários e transformaram em prédios com universidade, cinema, museu, restaurantes e cafés de frente para o Rio de la Plata.

– PUENTE DE LA MUJER: moderna e impactante ponte de pedestres, projetada pelo espanhol SANTIAGO CALATRAVA. Representa um casal dançando tango mas pra mim lembra mais um anzol ou uma harpa (rs).

– MUSEU FRAGATA SARMIENTO: antigo veleiro da Marinha que fica permanentemente ancorado e que pode ser visitado. As crianças adoram!

1049
– COLECCIÓN DE ARTE AMALIA LACROZE DE FORTABAT: um museu que adorei conhecer. Tem várias pinturas e esculturas interessantes, que faziam parte do acervo particular da bilionária que dá nome ao lugar e que era a mulher mais rica do país.

LA BOCA

(era um bairro habitado pela classe operária e que abrigou os imigrantes italianos e espanhóis que chegaram à cidade no século 19. Tem uma parte bem turística e outra com uma cara bem barra pesada! Não se distancie muito da região do El Caminito e nem do Estádio La Bombonera)

– EL CAMINITO: é a rua mais famosa do bairro e o principal destino dos turistas. Cheia de casinhas, lojas e restaurantes coloridos, artistas de rua e dançarinos de tango. Bom pra passear mas achei que comer e beber por lá não vale a pena pelos preços nada camaradas e pela qualidade não tão boa assim.

LA BOMBENERA: fica a poucos quarteirões do EL CAMINITO, é o estádio do time BOCA JUNIORS. Lá dentro tem um museu e é aberto à visitação (paga). O nome tem a ver com o formato do estádio que parece uma caixa de bombom. (Horários de visitação: de segunda a domingo, das 10h às 18h, podendo mudar se tiver jogo. Ingressos por volta de 35 a 45 reais).

RECOLETA

(bairro elegante e cheio de lindas vitrines) 

18788426_1398181723581786_16016971_n


-CEMENTERIO DE LA RECOLETA: adorei o passeio por lá. Não tem como não se impressionar com os lindos túmulos, estátuas e as muitas histórias que rondam o lugar. Os túmulos mais famosos e visitados são o da EVITA e o do CARLOS GARDEL. Bem perto tem uma igrejinha (IGREJA DE NUESTRA SEÑORA DEL PILAR) e nos domingos uma feirinha por ali. É passeio obrigatório na lista de turista. (ABERTO TODOS OS DIAS DAS 08H ÀS 18H. ENTRADA FRANCA).

079


-MUSEU NACIONAL DE BELLAS ARTES: bem pertinho do cemitério, é o museu de arte mais famoso da Argentina. Tem obras do VAN GOGH, EL GRECO, PICASSO. FUNCIONA DE TERÇA A SEXTA DAS 11H30 ÀS 19H30 E AOS SÁBADOS E DOMINGOS DAS 09H30 ÀS 19H30. ENTRADA FRANCA. (AVENIDA DEL LIBERTADOR, 1473).


-FLORALIS GENÉRICA: Fica atrás do MUSEU DE BELAS ARTES. É uma super escultura de ferro e aço, projetada por EDUARDO CATALANO, concluída em 2002, que imita uma flor gigante, em que as pétalas se fecham ao pôr-do-sol e ao amanhecer. Ao lado fica o imponente prédio da FACULDADE DE DIREITO DE BUENOS AIRES.


– RUA R.M.ORTIZ: cheia de restaurantes voltados pro público turístico.


– AVENIDA ALVEAR: lojas de grife, restaurantes finos e belos palacetes.


– EL ATENEO GRAND SPLENDID: era um antigo teatro que depois virou cinema e que foi transformado numa enorme livraria. Dentro tem um café com umas tortas maravilhosas. (AVENIDA STA FÉ, 1860).


PALERMO

 (cheio de parques, áreas verdes, museus, opções de lazer. É um bairro cheio de bares e restaurantes descolados).

882.JPG

– MUSEU EVITA: EVA PERÓN é sem dúvida a personalidade mais a cara da Argentina. O Museu retrata sua vida, desde sua infância até sua célebre morte. Adorei a parte das roupas e objetos pessoais dela. (DE TERÇA A DOMINGO, DAS 11H ÀS 19H. ENTRADA PAGA). Não esqueça de ir ao restaurante/café que fica na parte de baixo.

DSC01887.JPG

– JARDÍN JAPONES: é um jardim super bem cuidado que foi doado à cidade pra comemorar o centenário da chegada dos japoneses na região. Tem lago com carpas, pontes com arquitetura japonesa e até um restaurante de comida japonesa. ABERTO TODOS OS DIAS DAS 10H ÀS 18H. ENTRADA PAGA.

sdadsd.jpg
– PARQUE 3 DE FEBRERO: é o Ibirapuera portenho. Cheio de enormes gramados, jardins e lago.

– ROSEDAL: lindo jardim de rosas.

18834351_1398181586915133_296455787_n.png

-MALBA: museu mais moderno da cidade. O meu preferido! A poucos minutos de caminhada do MUSEU DE BELAS ARTES. Tem exposições temporárias bem diferentes, e é a morada do famoso ABAPORU da nossa TARSILA DO AMARAL. Ah, e tem também obras do CÂNDIDO PORTINARI e um quadro da FRIDA KAHLO. (AV. FIGUEROA ALCORTA, 3415). FUNCIONA DE QUINTA À SEGUNDA, DAS 12H ÀS 20H, NA TERÇA É FECHADO E NA QUARTA ABRE DAS 12H ÀS 21H. ENTRADA PAGA.

SAN TELMO

(bairro tradicional e boêmio da cidade, cheio de antigos casarios e antiquários)

18818170_1398181700248455_889150674_o

Domingo em BUENOS AIRES é dia de Feira de San Telmo!


– FEIRA DE SAN TELMO: começa na PLAZA DORREGO e se estende por mais de 9 quadras. É uma tradicional feira de domingo, que se estende por várias ruas do bairro e é cheia de mil coisas pra vender (antiguidades, artesanato, mil tranqueiras e bugigangas), muita música e outras expressões de arte. Tem vários cafés e restaurantes em volta. Depois de ter ido a outras feiras de domingo famosas no mundo (FEIRA EL RASTRO DE MADRI e FEIRA TRISTÁN NARVAJA DE MONTEVIDÉU) já tenho a minha preferida: SAN TELMO, sem dúvida, é a melhor que já conheci! FUNCIONA DAS 10H ÀS 18H DE DOMINGO.


Ah, na ESQUINA DA RUAS CHILE COM DEFENSA tem que tirar a tradicional foto com a ESTÁTUA DA MAFALDA (a rabugenta personagem argentina das famosas histórias em quadrinhos).

1082
Arthurzinho e a Mafalda.

SHOPPINGS (além das Galerías Pacífico):
-SHOPPING ABASTO: é o maior e mais popular shopping. É um shopping antigo e que fica num prédio bem bonito, onde um dia já foi um mercado. Se tiver crianças vá no MUSEU DE LOS NIÑOS e no PARQUE DE DIVERSÕES NEVERLAND (AV. CORRIENTES, 3247).
-SHOPPING ALTO PALERMO: é um shopping de porte médio e com muitas lojas de grife (AV. SANTA FÉ, 3253).
-SHOPPING PATIO BULLRICH: o próprio nome já diz tudo! Kkkk. É o shopping dos ricos e famosos da cidade e que tem as marcas mais exclusivas e lojas de luxo (AV. DEL LIBERTADOR, 750).
-PASEO ALCORTA: é pequeno e também tem lojas mais exclusivas. Fica próximo ao MALBA.

SHOW DE TANGO: o único que já fui em Buenos Aires foi no tradicional CAFÉ TORTONI, que fica bem no Centro, e que além de funcionar como um café oferece show de tango à noite a preço bom, o único show de tango, aliás, que já fomos. Bom se você estiver interessado num show de tango mais em conta, simples, despretensioso e rápido e menos ostentação, superprodução, espetáculo da Broadway, como dizem ser os outros. Tem que ir. (AV. DE MAYO, 825).

030.JPG

DICA FINAL: Vale a pena pegar o ÔNIBUS AMARELO para ter uma visão geral da cidade. Ele vai parando nos principais lugares e você pode descer e pegar outro quando terminar o passeio no lugar. Sai da RUA FLORIDA COM DIAGONAL NORTE de meia em meia hora. A primeira saída é às 9h30 e a última é às 17h30. Vende no próprio ônibus, pela internet (http://www.buenosairesbus.com/) e nos CENTROS DE INFORMACIÓN TURÍSTICA DE BUENOS AIRES.

009

13 comentários em “Uma paixão chamada BUENOS AIRES. Guia de atrações da cidade organizado por Bairros.

    1. Geralmente é o primeiro destino internacional de muitos brasileiros. Um dia já foi bem mais em conta, como eu conto no blog, mas te garanto que sai igual ou mais em conta até que muito destino brasileiro (tem opção de hospedagem e comida em conta). O Chile é lindo, eu adoro, mas é bemm mais caro! Lá os passeios são dolarizados tb e com o dólar caro fica pior ainda. Vai pra Buenos Aires que vais amar!

      Curtir

    1. Que bom que gostaste, Larine! 😍 Tem sido minha diversão fazer cada post. Espero ter sempre muitas viagens pra fazer e muito conteúdo pra produzir. Toda quarta tem post novo. Bjs e se quiser receber a notificação dos posts é só se inscrever, clicando no seguir que aparece no cantinho direito (lá embaixo). 😘😘😘

      Curtir

  1. Maravilha de palavras muito bem colocadas sobre a beleza daquela cidade. Ao voltar lá que pelas suas palavras não tenho dúvidas, visite o maravilhoso Palacete “Círculo Militar ” com uma guia fantástica e veja um pouco da história maravilhosa das influências empresariais na bela Buenos Aires. Aguardarei sua narração!

    Curtir

  2. Aline, só você mesmo com esse post maravilhoso pra me despertar a vontade de conhecer esse país. Confesso que de tudo que já ouvi de pessoas que visitaram Buenos Aires nunca ninguém conseguiu me despertar o desejo de conhecer a Argentina como seu post conseguiu. Amei o post e gostei de ter uma nova opção de destino nunca antes cogitada.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s