Gastronomia · Viagens

GASTRONOMIA ARGENTINA. Os clássicos que você precisa provar. Glossário das carnes argentinas. Restaurantes indicados em Buenos Aires.

Uma ida à Argentina não será assim tão completa sem a experiência de provar os clássicos gastronômicos locais. E quanto coisa gostosa tem por lá, hein! Eu virei fãzona da culinária dos hermanos e sempre que vejo por aí alguma das iguarias deles não perco a chance de matar essa saudade. 

É bem verdade, no entanto, que nem todo mundo é fã assim, principalmente do sabor da carne que eles servem. Muitos a acham insossa e de fato ela é, não vou negar (mais abaixo você entenderá a razão disso)! Porém, se essa carne sempre tão suculenta não te conquistar, saiba que existem outras delícias argentinas que você não tem como ser indiferente e precisa provar. Doce de leite (considerado um dos melhores do mundo. Eles se orgulham muito disso!), alfajor (o doce nacional), empanada (minha delícia argentina preferida) e muito mais!

CLÁSSICOS ARGENTINOS


MEDIALUNAS: fazem parte do tradicional café da manhã deles. É uma versão do croissant. Podem ser doces ou salgados. Ficam melhores ainda se forem acompanhadas de um CORTADO (café com leite)!

18834441_1398181540248471_809247724_n.png

TOSTADO: misto quente.

tostada

– DOCE DE LEITE: é o sabor que eu acho mais a cara da Argentina! O de lá é considerado um dos melhores do mundo e a Argentina é um dos maiores produtores dessa coisa maravilhosa!

dulce de leche.jpg

HELADOS: os sorvetes argentinos são sensacionais! Não sei se tem a ver com a forte herança italiana que eles possuem e a tradição do gelatos italianos mas sei que nuestros hermanos sabem fazer um sorvete cremoso e com muito sabor. Meu preferido é o de DULCE DE LECHE da FREDDO (a principal sorveteria argentina). Da última vez que fui conheci também a Sorveteria CADORE e me encantei (lá a maioria dos sorvetes não tem adição de leite e são maravilhosos, mais artesanais). Mas se não gostar de doce de leite, vale a pena provar os frutados.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

EMPANADA: é uma espécie de pastel frito ou assado mas com um tipo de massa diferente do nosso pastel. Não existe nada mais gostoso no mundo!!!! São recheados geralmente com uma carne picada, azeitonas, verduras, ovo, enfim, tem mil tipos e só de pensar dá água na boca!

_SAM8786.JPG

ALFAJOR: é o doce mais tradicional e mais emblemático da Argentina. É tipo um sanduíche de biscoito, geralmente com doce de leite dentro e coberto de chocolate. Eu adoro os da marca Havanna. 

Alfajor

– CHIMICHURRI: na mesa argentina, junto com sal e pimenta, sempre estará o chimichurri, tempero feito com vinagre, azeite e diversas ervas. É viciante e praticamente obrigatório comer carne com ele por cima.

CHIMICHURRI

CHORIPAN: é um típico sanduíche argentino muito simples. É apenas pão com chouriço e servido com chimichurri. Uma delícia!

choripan


CARNE ARGENTINA: é a grande estrela da culinária local, afinal a Argentina é conhecida mundialmente por ter uma das melhores carnes do mundo. As parrillas argentinas (churrascarias) são muito tradicionais. Não há como discutir a qualidade das carnes deles, no entanto muitos brasileiros estranham e reclamam do tempero de lá, que é bem diferente do nosso e a carne é considerada bem insossa pra muita gente. O motivo é que, diferente daqui do Brasil, eles salgam a carne apenas depois de asar e mesmo assim não exageram na quantidade. O resultado é que preserva o suco da carne, ela fica mais suculenta mas não pega tanto o sal assim. Outra questão é o ponto da carne. Para eles a carne ao ponto é o que a gente chama aqui de mal passada. Pedir carne bem passada pode render uma cara feia do garçom (rs), viu?! Provem e tirem suas conclusões e depois me contem. Ah, e não esqueçam de colocar bastante chimichurri por cima!!! Fica muito melhor!

1


GLOSSÁRIO DAS CARNES ARGENTINAS

A maioria da carne deles é feita do contrafilé e os cortes mudam de nome. Não esperam picanha, a não ser, claro, nos restaurantes mais turísticos que procuram agradar o paladar brasileiro.


BIFE DE CHORIZO: não tem nada a ver com nosso choriço. É um contrafilé mais espesso, suculento e geralmente enorme.


BIFE DE LOMO: é parecido com o filé mas não é filé. É um contrafilé mais macio. É a minha preferida!


BIFE DE TIRA: costela assada.


BIFE DE COSTILLA: bisteca, chuleta.


VACÍO: maminha.


OJO DE BIFE: miolo do contrafilé num corte pequeno.


PARRILLADA ARGENTINA: é um prato típico (não confundir com parrilla), é um churrasco de diferentes tipos de carnes e miúdos (assados na chapa).


PARRILLA OU ASADO ARGENTINO: não inclui miúdos.


PONTOS DA CARNE

(pra não errar na hora de pedir!)

JUGOSA: mal passada.

A PUNTO: ao ponto.

BIEN HECHO: bem passada.


PAPAS FRITAS: preparem-se para enjoar com tanta batata frita!!! A maioria dos pratos argentinos são servidos com elas, que é um acompanhamento onipresente nos restaurantes. Algumas vezes eles até variam e colocam batatas cozidas, legumes cozidos. Arroz até tem mas ele é servido mais em risotos. Arroz como a gente come aqui eu pouco vi e a única vez que eu comi não gostei muito não…

papas fritas.jpg

MILANESAS: são nossos bifes à milanesa, só que gigantes e mais finos. Podem ser de carne ou frango.

milanesa.jpg

GASEOSAS: refrigerantes.


LICUADOS: suco. Geralmente são naturais e de laranja.


CERVEJAS: adorei a QUILMES e a PATAGÔNIA.


VINHO ARGENTINO: são um dos maiores produtores mundiais e grandes exportadores da bebida. O mais emblemático deles é feito com a uva tinta MALBEC. Os preços costumam ser muito bons também e bem mais barato que no Brasil.

948.JPG

IMPORTANTE SABER:

PROPINA: é a nossa gorjeta. Não é obrigatória mas é de bom grado dar de 10% a 15% e fora do valor, caso use cartão de crédito.


RESTAURANTES EM BUENOS AIRES QUE FUI  INDICO

Região CENTRAL


CAFÉ TORTONI: tradicional café que funciona desde 1858. O mais famoso de lá. Ótimo para um café, chocolate quente e lanches mas que também oferece alguns pratos. Oferece show de tango à noite. Tem que ir! (AV. DE MAYO, 825).

048

EL CLUB DE LA MILANESA: servem boas milanesas e boa cerveja (DIVERSOS ENDEREÇOS NA CIDADE MAS FOMOS NO DA ESQUINA DA CALLAO COM SANTA FÉ).

el club de la milanesa.jpg

PIZZARIA GUERRÍN: fica no Centro, na Avenida Corrientes. É uma das pizzarias mais tradicionais de lá. Tem empanadas para os que querem fugir da pizza. (AV. CORRIENTES, 1368).

957

BROCCOLINO: a cantina italiana mais tradicional de Buenos Aires. Comida italiana clássica com pratos bem servidos e bons. Fomos bem atendidos. (Esmeralda 776, 1007).

broccolino


Em PALERMO


MUSEU EVITA RESTAURANTE: vale a pena combinar um passeio no Museu Evita com o almoço no restaurante de lá. Fica perto do Jardim Zoológico. O preço é bom e a cozinha sofisticada e muito boa. Tem um jardim bem legal e com umas mesas. (RUA J.M. GUTIERREZ, 3626).

882

LELÉ DE TROYA: localizado numa antiga casa que teve cada um dos seus cômodos pintados de uma cor diferente, tem comida de cozinha internacional muito boa e vale também pela estética dos ambiente. (RUA COSTA RICA, 4901, PALERMO).

lele-de-troya.jpg

LA DORITA: pratos bem servidos com carnes grelhadas a bom custo-benefício. Ambiente também legal e frequentado por locais. (ESQUINA DA HUMBOLDT COM COSTA RICA).

la dorita

Na RECOLETA


HARD ROCK CAFÉ: bar e restaurante americano com a temática rock que serve comida, bebida boa e música boa. Lembro com muita saudade do almoço que tivemos lá. Fica aberto desde o almoço e dá pra levar criança. Fica próximo do CEMITÉRIO DE LA RECOLETA, MUSEU DE BELAS ARTES. (AV. PUEYRREDÓN 2501)

097

Em PUERTO MADERO

BRASAS ARGENTINAS: self-service com vários tipos de carne e até picanha, além de arroz, feijão. Fomos na segunda vez que visitamos Buenos Aires (2012) e gostamos.

121

SIGA LA VACA: brasileiro que se preze tem que conhecer essa churrascaria que tem comida e carne de todo o tipo. É um restaurante disfarçadamente turístico. Quando fui pagava um valor (que não era um absurdo) e tinha direito a comer até cair e ainda ganhava uma cerveja, que estranhamente era a nossa BRAHMA, e uma sobremesa. Vá se tiver muuuita fome!

siga la vaca.jpg

RODIZIO: churrascaria elegante de sistema self-service. Foi o primeiro restaurante que conhecemos em Buenos Aires durante a primeira estadia. Não é barato mas vale a pena.

rodizio.jpg

CABAÑA VILLEGAS: passamos um reveillón lá e jantamos uma outra vez. Ambiente agradável e comida boa.

villegas.jpg

-FRIDAY’S: famosa franquia americana de restaurantes, tem drinks, vinhos, cervejas e pratos a bons preços e gostosos.

fridays puerto madero


Se for a SAN TELMO…

AMICI MIEI: restaurante italiano refinado e muito bom. Comemos um inesquecível risoto de brie. (AVENIDA DEFENSA, 1072).

amici mei

NUNCA FUI MAS SONHO IR

PATAGONIA SUR: restaurante localizado na região de LA BOCA, do maior chef argentino e umas das maiores celebridades mundiais do ramo gastronômico: Francis Mallman. Serve cozinha argentina. Vá e me conte a experiência e o preço salgadinho! Rs (ENDEREÇO: ROCHA, 801, LA BOCA).

Patagonia Sur.jpg


6 comentários em “GASTRONOMIA ARGENTINA. Os clássicos que você precisa provar. Glossário das carnes argentinas. Restaurantes indicados em Buenos Aires.

    1. Quando estiverem pensando num destino fácil, sem muitas complicações e que não é nenhuma fortuna, pensem na Argentina! Lá tem muita coisa legal pra descobrir, não vai faltar coisas para fazer. Bons restaurantes, livrarias, cinemas, praças e muito charme. Os argentinos, apesar de todas as dificuldades, sabem viver bem!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s