Gastronomia · Viagens

Um paisito cheio de charme chamado URUGUAI. Conhecendo a capital MONTEVIDÉU. Lugares imperdíveis, gastronomia e restaurantes indicados.

Uruguai, esse país pequenino mas cheio de charme, cultura, diferentes paisagens, sabores e com um povo tão simpático, que abre logo um sorrisão quando descobre que você é brasileiro! 

Por conta da proximidade geográfica e histórica, eles sabem muito sobre nós, sobre nossa cultura e curiosamente, diferente de qualquer outro povo que eu já tenha conhecido, se esforçam pra aprender e falar nossa língua. Sem falar que o espanhol deles é bem pausado e devagar (não é cantado como o da Argentina nem tão rápido como o do Chile), o que permite fácil entendimento e muitos diálogos.

O país, apesar de tá tão pertinho da gente, não é destino certo pra muitos brasileiros, mas nos últimos anos, não podemos negar, tem chamado a atenção por conta do pioneirismo na aprovação de leis que tratam de questões polêmicas, como a descriminalização do aborto (2012), a legalização da maconha (2013) e por ter sido um dos primeiros países latino-americano a aprovar o casamento entre homossexuais (2013).

A capital Montevidéu é uma cidade nada grande e que concentra metade da população desse país que, dentre outras coisas, se destaca pela baixa densidade demográfica (você vê poucas pessoas na rua e dizem até que no Uruguai existem mais cabeças de gado do que pessoas!). Limpa, arborizada, calma e quase sem trânsito, Montevidéu ocupa a incrível posição número um no ranking de cidade com melhor qualidade de vida da América Latina (baixas taxas de analfabetismo e de pobreza, bons índices de segurança e com uma classe média que representa mais de 70% da população).

 

Por lá você não vai deixar de notar uma forte influência argentina, aliás, eu me pergunto, seria influência argentina ou uma cultura rio-platense compartilhada, já que as capitais dos dois países estão separadas apenas pelo Rio de la Plata? Bem, só sei que os clássicos argentinos estão todos por lá (medialunas, dulce de leche, empanadas, lojas argentinas nos shoppings, FREDDO e até os jornais impressos da Argentina vi por lá! Sem falar nos noticiários que não param de contemplar notícias dos hermanos).

Você pode chegar por lá combinando com uma viagem à Argentina, afinal são destinam que se complementam (pegando um ferry boat de Buenos Aires até Montevidéu ou de Buenos Aires até Colônia do Sacramento), ou indo direto para Montevidéu e chegando no moderno e bonito Aeroporto de Carrasco (o Uruguai por si só já vale essa visita!). Muitos passam por lá também a caminho das praias uruguaias, principalmente da mais famosa delas: Punta del Este.

Estive por lá duas vezes, rapidamente no começo de 2011 e na Semana Santa de 2016, quando passei uma semana e voltei ainda mais encantada!

antes e depois
Montevidéu: 2011 e 2016.

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM MONTEVIDÉU

PASSEIO PELO CENTRO E CIUDAD VIEJA

PLAZA INDEPENDENCIA: é uma das principais praças da cidade, contempla grandes símbolos como a PUERTA DE LA CIUDADELA (resto da muralha que rodeava a cidade) e ESTÁTUA E MAUSOLÉU ARTIGAS (grande herói local. Memorial subterrâneo que contempla os restos mortais desse grande personagem da história deles. Visitas Gratuitas de segunda a domingo, das 9h às 17h) e de onde pode-se ver o PALÁCIO SALVO (que é um prédio de 1928 que se destaca pela diferente arquitetura e que foi considerado por certo tempo como um dos maiores prédios da América do Sul. Visitas guiadas todos os dias às 10h da manhã e terça, quinta e sábado às 16h).

TEATRO SOLÍS: fica a uma quadra da Plaza Independencia. Símbolo cultural da cidade, é o mais famoso teatro dessas bandas. Tem visitas guiadas às terças e quintas às 16h, quarta, sexta e domingo às 11h, 12h, 16h e 17h e aos sábados às 11h, 12h, 13h e 16h. Às quartas a entrada é gratuita. 

teatro solís

AVENIDA 18 DE JULIO: Principal artéria do Centro, inicia-se na PLAZA INDEPENDENCIA. Ótima pra caminhar, ver o fluxo da cidade, o comércio e cheio de atrações. O que ver por lá? MIRANTE DE LA INTENDENCIA (subindo o prédio da Prefeitura da cidade tem-se uma das vistas mais bonitas da cidade. A visita ao Mirante é de graça mas não funciona às segundas) e FUENTE DE LOS CANDADOS (Versão uruguaia da Ponts des Arts de Paris. Cheia de cadeados dos viajantes e locais apaixonados. Fica na esquina 18 de Julio com Yu, junto a um café que tem uma estátua do Carlos Gardel).

PLAZA CONSTITUICIÓN (também chamada de PLAZA MATRIZ): próxima à Plaza Independencia. É onde está a igreja matriz da cidade. É considerada a divisa entre a Ciudad Vieja e o Centro. Bem arborizada e cheia de bancos, rodeadas de cafés, bares e uma LA CIGALE (sorveteria típica da cidade que tem um helado muito bom). Adorei a vibe dessa praça!

CAFÉ BRASILERO: o mais antigo café de lá (1877). Local pequeno que não chega a ser uma Confeitaria Colombo do Rio ou um Café Tortoni de Buenos Aires mas vale a visita. Ótimo café e panqueca de dulce de leche e o melhor de tudo: frequentado por locais! Próximo à Plaza Constituición.

PEATONAL SARANDÍ: rua de pedestres cheias de cafés, restaurantes, arte, livrarias e lojas. Vai da Plaza Independencia até a região portuária. É uma ótima forma de chegar ao MERCADO DEL PUERTO ou ir de lá até o Centro (fiz esse trajeto: sai do Mercado del Puerto, peguei uma rua, cheguei até a Peatonal Sarandí e segui até a Plaza Independencia, passando no caminho até lá pela Plaza Constituición).

MERCADO DEL PUERTO: localizado na região portuária da cidade, funciona desde 1868 e é provavelmente o local turístico mais comentado da cidade. Minha opinião: frequentado só por turistas, com preços inflacionados e comida nada de mais. Aliás, talvez minha experiência não tenha sido tão boa mas mesmo assim vale a visita por tudo o que representa. O principal carro chefe do lugar é a PARRILLA URUGUAIA (ASADO AO VIVO) e o MEDIO Y MEDIO (mistura de vinho branco com espumante). Comi no LA CHACRA porque o EL PALENQUE (local mais famoso e mais indicado) estava fechado.

MAIS DE MONTEVIDÉU

RAMBLA: são mais de 20 km de uma orla, chamado por eles de “rambla”, rodeada pelo Rio de la Plata, esse rio cheio de ondas e que parece um mar. O simples caminhar por lá já é um passeio imperdível. E quanta gente fazendo atividade física por lá! Muitas restaurantes e clubes na beira do rio e muitos prédios. Em certa altura me lembrou o Rio de Janeiro das décadas passadas, 50, 60 de 70, daquelas que vemos nos filmes. Recomendo a Rambla dos bairros de BUCEO, POCITOS e PUNTA CARRETAS. Dizem que a de CARRASCO também é bem legal.

LETREIRO DE POCITOS: tirar uma foto por aqui é mais que imperdível! Fica na Rambla República del Peru, no charmoso bairro de Pocitos.

053.JPG

SHOPPING PUNTA CARRETAS: localizado no bairro de mesmo nome, acredito ser o melhor dos shoppings de lá. Fica num bonito prédio que já abrigou uma antiga prisão de segurança máxima, que já teve como “hóspede” ninguém menos do que o ex-presidente e grande celebridade uruguaia, Pepe Mujica. Bem pertinho da rambla (dois quarteirões), numa região que tem vários restaurantes próximos.

1029.JPG

MONTEVIDEO SHOPPING: shopping que fomos bastante na última vez que estivemos na cidade porque ficava perto do hotel que ficamos. Fica na região de Buceo/Pocitos. Tem um bom supermercado e as principais lojas uruguaias.

290.JPG

CASTILLO PITTAMIGLIO: na rambla de Pocitos, no meio de prédio modernos, se destaca uma construção com ares medievais: o Castillo Pittamiglio. Do início do século passado, é um lugar cercado de muitas histórias e ligação com a Alquimia. Imperdível pra ver e visitar. Visitas guiadas sempre às 17h.

castillo.jpg

MERCADO AGRÍCOLA DE MONTEVIDEO – MAM: foi uma surpresa pra mim! Nem ia mas resolvemos ir no último dia porque não tínhamos mais nada para fazer até o horário de ir para o aeroporto. Mil vezes melhor que o MERCADO DEL PUERTO. Tem lojas com produtos típicos do Uruguai (ótimo pra comprar doce de leite, vinho, azeite), lojas com lembranças, lojas com produtos gourmets, açougue, praça de alimentação, restaurante e tem até um local especializado em matte (LA MATERÍA CANARIAS). Recomendo a CERVEJARIA MASTRA e o restaurante PELLICER PARRILLA GOURMET.

Domingo em Montevidéu…

PARQUE RODÓ: parque no meio da cidade, com muita área verde, lago com pedalinho e um parque de diversões permanente. Vi também uma feirinha no domingo em que estive lá.

FEIRA TRISTÁN NARVAJO: tradicional feira de domingo que abrange vários quarteirões da rua de mesmo nome, localizada no centro de Montevidéu. Tem de tudo! Frutas, verduras, temperos, quinquilharias, comida de rua, antiguidade, roupas e nessa, em particular, tem banquinhas que vendem acessórios para o fumo e produtos feitos da cannabis. Depois de ter conhecido a Feira de San Telmo em Buenos Aires e El Rastro em Madri, amei conhecer a de Tristán Narvarja.

tristan navarja.jpg

GASTRONOMIA URUGUAIA

A maioria das iguarias deles são as mesmas que você encontra na Argentina.

Tem que provar:

CHIVITO: um sanduíche gigante, o “XIS-TUDO” de lá. Um clássico uruguaio! 

chivito.jpg

PARRILLA URUGUAIA: o “asado uruguayo”. A cultura gaúcha é muito forte e a Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul tem em comum essa paixão pelo carne e o churrasco. Mas para eles a carne é assada em grelhas.

parrilla.jpg

EMPANADAS: gosto mais das empanadas da Argentina. Achei a massa bem diferente das que comi em Buenos Aires.

empanada urugauia

MEDIALUNAS: o tradicional croissant.

medialunas

DULCE DE LECHE: muito bom! Mais escuro e consistente que o da Argentina. O da marca Lapataia é o mais famoso.

doce.jpg

CERVEJA PATRICIA: uma das principais cervejas deles. Adorei!

091.JPG

MATTE: uma paixão uruguaia. Já vi muitas cuias na Argentina e muitos chimarrões no Rio Grande do Sul mas não na quantidade que vi aqui. Todo mundo por lá anda com suas cuieiras e garrafinhas por todo o canto. Resolvi experimentar e entendi tudo! Delícia! E não é tão amargo como eu imaginava. Provei no LA MATERÍA CANARIAS do MERCADO AGRÍCOLA DE MONTEVIDÉU.

mate.jpg

CLERICOT: espécie de sangria, só que feita com vinho branco ou espumante e com vários tipos de frutas (laranja, morango, maça, pera, banana, uva etc). Muito consumida em Punta del Este. Uma delícia!

clericot.jpg

VINHO URUGUAIO: vinho fabricado em vinícolas familiares e feito com a uva TANNAT (tinto e forte). Muito bom!

vinhos.jpg

CURIOSIDADE: no Uruguai existe uma lei que proíbe que o sal fique na mesa nos restaurantes, para evitar o consumo excessivo. A saúde dos uruguaios agradece! Vi até plaquinha advertindo sobre isso em um restaurante. Mas não se preocupe, se você achar que sua comida precisa de sal, não fique com vergonha, e peça para o garçom que ele traz. 

RESTAURANTES EM MONTEVIDÉU QUE FUI E INDICO:

NICO BY LA BARCA: um lugar para jantar ou apenas comer empanadas, tacos. É meio bar, meio lounge. Tem drinks bem gostosos. Preço bom. Fomos umas duas vezes na mesma viagem. (Av. Dr. Luis Alberto de Herrera, 1245, próximo ao MONTEVIDEO SHOPPING e ao WORLD TRADE CENTER).

148.JPG

PANINI’S: foi o único restaurante que fomos na primeira ida à cidade. Considerado o melhor lugar de lá pra comer comida italiana. (26 de Marzo, 3586, Próximo ao MONTEVIDEO SHOPPING, próximo de Pocitos)

paninis.jpg

LA COCINA DE PEDRO: Perto do Parque Rodó. Adorei! Comida boa e ambiente bem legal, um dos que mais gostei da segunda vez que fui. (Av. Gonzalo Ramírez 1483)

136.JPG

LA FONDA DEL PUERTITO: comida e atendimento muito bons. (Av. Luis Alberto de Herrera 1132, POCITOS)

785.JPG

EL VIEJO Y EL MAR: restaurante na Rambla de Punta Carretas, ótimo para comer vendo o rio. Caro mas que valeu a pena pelo ambiente e pela comida. (Rambla Gandhi, 400 esq. da Solano García, PUNTA CARRETAS)

1046

TANDORY: restaurante comandado por um dos chefs mais famosos do Uruguai, Gabríel Coquel. Foi o restaurante mais caro que fomos na viagem mas que valeu a pena pela experiência. Tem que fazer reserva pelo site http://www.tandory.com.uy/. (Massini, 2855, esquina da Libertad, POCITOS)

PELLICER PARRILLA GOURMET: ótima opção para almoçar no MERCADO AGRÍCOLA DE MONTEVIDÉU.

parilla-pellicer.jpg

VANTAGENS DO CARTÃO DE CRÉDITO: No Uruguai, pra incentivar a ida de turistas, existe o desconto de 22% no IVA pra quem paga no cartão de crédito. Acaba valendo muito a pena no fim das contas pagar no cartão.

10 comentários em “Um paisito cheio de charme chamado URUGUAI. Conhecendo a capital MONTEVIDÉU. Lugares imperdíveis, gastronomia e restaurantes indicados.

    1. Oi, Clau! Feliz de te ver por aqui e por saber que já conheceste o Uruguai pq adoro esses relatos de viagem. Me conta! Como era naquela época, quais as impressões tiveste, o que vc lembra dessa viagem? Bjs e obg pela honra de ter vc no blog!

      Curtir

  1. além de um país lindo tem um estilo de vida que eu queria pra mim! Simplicidade, qualidade de vida, cultura e outras prioridades. E tá super pertinho de vcs. Dá pra fazer uma road trip bem legal pra lá saindo daí. Qdo tiverem a oportunidade não deixem de ir e me contem tudo. Bjs e fiquei super contente de ver teu comentário. Bjs

    Curtir

  2. A forma como vc descreve os lugares, os passeios, as comidas… é fascinante. Podemos viajar com vc pra todos os lugares, me vejo lá quando leio seu blog. Continue despertando esse sentimento nas pessoas. Amei o Uruguai, embora nunca tenha estado lá fisicamente, kkkkkkk….

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s