Gastronomia

Filmes, séries e documentários disponíveis na NETFLIX que todo apaixonado por gastronomia precisa ver.

Ah, a sétima arte… Tá aí minha outra séria paixão! E se a temática da produção for sobre gastronomia: pronto! Combinação perfeita!

Se você também é fã do assunto, prepare a pipoca e vem conferir a lista que fiz do que eu já vi e considero o que há de melhor disponível na NETFLIX sobre esse universo tão gostoso…

Filmes

CHEF (2014): o filme conta a história de um famoso chef de Los Angeles (Carl Casper, interpretado pelo ator Jon Favreau), que, após passar por uma crise e muitas confusões no renomado restaurante que trabalha, acaba sendo demitido. Lascado da vida, vai parar em Miami e, com ajuda de amigos, decide investir num food truck e passa a vender sanduíches cubanos. A partir daí começa uma incrível viagem, junto com o filho pequeno e um antigo amigo, pelas estradas e diversas cidades americanas. Se você adorar viagens, como eu, vai amar esse filme mais ainda. A trilha sonora é muito boa e no elenco tem também: Sofía Vergara, Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, Robert Downey Jr e John Leguizamo. Divertido, leve e delicioso!

 

RATATOUILLE (2007):  muitos dirão que esse é um filme de criança, mas não é não! A verdade é que Ratatouille é um grande filme de gastronomia em forma de desenho animado. A história se passa em Paris e narra as aventuras de Remy, um ratinho que tem um sonho bem incomum para sua espécie: torna-se um famoso chef de cozinha. Pra realizar esse sonho ele conta com a ajuda de Linguini, um rapaz muito atrapalhado que não sabe cozinhar, mas que trabalha num famoso restaurante da capital francesa. Juntos eles aprontam todas e preparam muitas delícias! Acho bem interesse o título remeter ao personagem principal (que é um rato) e também ao famoso prato francês (que nada mais é do que um ragu de legumes). Maravilhoso para assistir com uma criança por perto ou simplesmente só, com a criança que há em você!

 

SEM RESERVAS (2007): essa comédia romântica, estrelada por Catherine Zeta-Jones, Aaron Eckhart e Abigail Breslin (a garotinha fofa de Pequena Miss Sunshine), é a adaptação hollywoodiana de um outro filme sobre o tema que eu recomendo: o alemão SIMPLESMENTE MARTHA (2001). Narra a história de Kate Armstrong, uma famosa chef de cozinha de um requintado restaurante de Nova Iorque. Perfeccionista e super séria, Kate levava uma vida cheia de regras e quase sem vida pessoal até virar a responsável pela sobrinha de apenas 9 anos. Com essa nova função, sua vida vira de pernas pro ar! Somado a isso, ainda tem que aprender a lidar com um novo membro na sua equipe de trabalho, um chef bonitão e conquistador, que estudou gastronomia na Itália, e que, ao contrário dela leva tudo na diversão. É claro que vai rolar muita rivalidade e romance nessa história…

 

A 100 PASSOS DE UM SONHO (2014): confesso que tenho uma certa fascinação por filmes que falam sobre a cultura indiana e esse é mais especial ainda por envolver a temática da gastronomia. Se delicie com a narrativa sobre uma família indiana que se muda para um povoado do sul da França e resolve abrir um restaurante com os sabores da Índia, justamente na frente de outro, de alta gastronomia francesa, super exclusivo e premiado com uma estrela Michelin. A proprietária do empreendimento, bastante autoritária (interpretada pela oscarizada Helen Mirren), passa a travar uma verdadeira guerra e sonha em acabar com o restaurante indiano. No decorrer da história o jovem Hassam, filho do seu adversário, passa a se destacar com seus pratos exóticos e ela passa a ser uma espécie de madrinha, professora das técnicas da cozinha francesa e grande incentivadora de sua carreira gastronômica. Não perca!

 

SABORES DO PALÁCIO (2012): outro filme que trata da gastronomia francesa. E que filme saboroso esse é! O longa francês traz a singular história da cozinheira Hortense Laborie  (interpretada por Catherine Frot), que vivia na região francesa de Périgord, e que, para sua surpresa, é convidada para cozinhar para ninguém menos do que o presidente da França! Cheia de personalidade forte e autenticidade, ela é a única mulher na cozinha da presidência, e tem que aprender a lidar com muita inveja, comentários maldosos e as armadilhas que lhe reservam os bastidores do Palácio do Eliseu, a sede do Governo francês. Inspirado na história real da cozinheira do presidente francês François Mitterand, o filme é recomendadíssimo!

 

FOME DE PODER (2016): foi o último filme que assisti dessa lista, lançamento recente da Netflix. Michael Keaton interpreta Ray Kroc, um fracassado vendedor de máquinas de milk shake, que, após conhecer os irmãos McDonald’s, passa a participar da ascensão da maior rede de fast food do mundo. Revolucionando a maneira de fazer e vender hambúrgueres, o McDonald’s se expandiu e se transformou num verdadeiro Império! Mas até chegar aonde chegou muita “água rolou debaixo dessa ponte”! Intriga, traição e ganância permeiam a história dessa que é uma das mais onipresentes empresas do planeta. Já tinha lido a respeito, mas ver o filme foi surpreendente!

 

COMO UM CHEF (2012): essa comédia francesa conta a trajetória do atrapalhado cozinheiro Jacky Bonnot (Michael Yon), que sonha em se tornar um chef consagrado, mas que, por conta dos seus problemas financeiros, passa a ter que trabalhar em empregos secundários. Tudo muda quando ele conhece o premiado chef Alexandre Lagarde, vivido pelo veterano ator de filmes franceses Jean Reno. Nasce uma improvável amizade que vai dar em muita confusão e garantir boas risadas!

 

JULIE & JULIA (2009): se tem Meryl Streep no elenco é claro que o filme é bom! Nesse ela interpreta Julia Child (1912-2004), que foi muito famosa nos EUA como apresentadora de programa de culinária e influenciou uma legião de cozinheiros pelo mundo. Já Julie (Amy Adams) é uma dona de casa que, pra fugir da vida entediante que levava, decide criar um blog pra pôr um ousado projeto em prática: replicar as 524 receitas de um livro de culinária francesa escrito pela Julia Child (Mastering the Art of French Cooking). O filme intercala a biografia das duas e essa mistura toda dá super certo!

 

TOAST: A HISTÓRIA DE UMA CRIANÇA COM FOME (2010):  filme inglês baseado na biografia do chef Nigel Slater (interpretado por Freddie Highmore, o garotinho do remake de A fantástica fábrica de chocolate), que desde criança era apaixonado por culinária, diferente de sua mãe que não sabia cozinhar e preparava para a família apenas torradas e comidas enlatadas. Com a morte dela, é contratada uma extravagante empregada e cozinheira de mão cheia, vivida por Helena Bonham Carter, que além de conquistar seu pai passa a competir com o garoto na cozinha pra ver quem cozinhar melhor. É um duelo de dar água na boca!

TODAY’S SPECIAL (2009): mais um filme que na receita tem família indiana e gastronomia. Só que nesse temos Samir (Aasif Mandvi), um sous chef um tanto que arrogante de um refinado restaurante de Manhattan, que, após pedir demissão, decide ir estudar gastronomia em Paris. Seus planos mudam totalmente quando seu pai (Harish Patel) tem um ataque cardíaco e ele passa a ser o responsável pelo simplório restaurante da família, que ele sempre esnobou. O problema é que ele não sabe praticamente nada sobre as tradições culinárias indianas e a única ajuda que tem nessa empreitada é de um misterioso e bem maluco taxista indiano (Naseeruddin Shah), que diz ter sido um grande chef na Índia.

SUSHI A LA MEXICANA (2014): o filme não é uma obra prima, as interpretações são fraquinhas, os atores são desconhecidos (Diana Elizabeth Torres, Yutaka Takeuchi e Rodrigo Duarte Clark), porém vale se você não for assim tão exigente, mas for curioso e interessado pela cozinha japonesa. Juana é uma jovem de origem mexicana que, para sustentar o pai e a filha pequena, trabalha duro vendendo frutas cortadas nas ruas de Los Angeles. Depois de um assalto, começa a procurar um novo emprego e acaba conseguindo trabalho como ajudante de cozinha de um restaurante japonês. Muito observadora, ela logo aprende tudo por lá e começa a ter uma novo sonho de vida: ser uma chef de sushi. Num ambiente cheio de tradições e dominado pelos homens, ela vai ter que ser persistente!

 

WAFFLE STREET (2015): típico filme de Sessão da Tarde, eu confesso, mas interessante se você quiser saber mais sobre empreendedorismo e os bastidores das franquias de fast-food americanas. Trata da história real de um brilhante financista de Wall Street que, com a crise financeira de 2008, perde o emprego, tem que mudar de vida e não vê outra alternativa a não ser trabalhar como garçom numa típica lanchonete dos EUA. No elenco tem James Lafertty, da série americana One Tree Hill, e o veterano ator Danny Glover, conhecido por seus papéis em filmes como Máquina Mortífera e A Cor Púrpura.

 

Séries

ANTHONY BOURDAIN: NO RESERVATIONS: meu programa de tv favorito sobre o tema! O Anthony Bourdain é um grande mestre pra mim, pois foi com ele que descobri que queria ser uma viajante foodie e uma contadora de histórias de viagens e gastronomia (coisa que ele faz como ninguém!). Inteligentíssimo e com um humor bem sarcástico, o apresentador, escritor e chef de cozinha (nunca vou esquecer a emoção de ter ido, em 2014, ao restaurante em que ele era chef em NY) viaja o mundo atrás de cultura e culinária local. Produzido e também exibido pelo canal pago TLC, o programa é um sucesso desde 2005 e acabou em 2012, quando Bourdain decidiu se dedicar a um outro programa, o também maravilhoso: ANTHONY BOURDAIN: PARTS UNKNOWN. Ele já fez quatro episódios sobre o Brasil, tendo apresentado o Rio, São Paulo (por duas vezes) e até minha querida Belém do Pará. Que bom que tem a NETFLIX pra rever os episódios!

FEED THE BEAST (2016): série de tevê americana que conta a história de dois amigos de infância (David Schwimmer, o Ross de Friends, e Jim Sturgess, ator inglês de filmes que adoro, como Across the Universe e Um dia) que não invitam esforços para pôr em prática um antigo sonho: montar um restaurante de alta gastronomia na conturbada região do Bronx, NY.  A tarefa não vai ser fácil, já que além de toda a dificuldade que já existe em inaugurar esse tipo de empreendimento, eles ainda vão ter que lidar com seus próprios problemas. Dion Patras (Jim Sturgess) é um chef que acaba de sair da prisão e tem pendências para resolver com a máfia, enquanto Tommy Moran é um sommelier viúvo e alcoólatra que mal consegue criar o filho de 10 anos. Foi produzida apenas uma única temporada, que teve 10 episódios, e infelizmente a série foi cancelada! Snif!

 

Documentários

CHEF’S TABLE: é uma série documental produzida pela própria NETFLIX, que em cada episódio conta a história dos chefs de cozinha mais famosos do mundo, suas inspirações e os bastidores dos restaurantes que trabalham.  Já teve 3 temporadas e ganhou prêmios importantes. Não percam, em especial o episódio que retrata a vida do celebrado chef brasileiro Alex Athala (2ª temporada).

chef

CHEF’S TABLE FRANÇA (2016): são quatro episódios focados em grandes chefs franceses (Alain Passard, Michel Trisgros – que é irmão do nosso conhecido chef Claude Troisgros, Adeline Grattard e Alexandre Couillon).

chefsfran

 

Não tem no NETFLIX mas você deveria ver…

ESTÔMAGO (2008): esse é um dos meus filmes brasileiros preferidos! Que maravilha é essa película, gente! É de 2008 e nem acredito que só assisti um dia desses. O filme é forte e envolvente. É um suspense com boa dose de humor, que narra a saga de Raimundo Nonato (interpretado brilhantemente pelo ator João Miguel), um típico nordestino, que chega em São Paulo, como mil outros, em busca de uma vida melhor. Acaba trabalhando na cozinha de um bar xexelento em troca de um lugar para ficar. Parece clichê, mas você vai surpreender com a história. Por conta do sucesso que a coxinha que Raimundo faz o bar começa a ter um  certo sucesso e logo ele vai trabalhar num restaurante italiano próximo. Através de seu novo patrão, começa a descobrir novas técnicas de culinária e os termos usuais no universo gourmet. O emprego novo lhe traz um teto para morar, roupas novas e até uma namorada, a prostituta Iria, vivida pela sempre divertida Fabíula Nascimento. Desdobramentos acontecem, o nordestino vai parar na cadeia e pra sobreviver por lá ele vai ter que usar todo o poder que seu tempero tem. Não deixe de assistir! Tenho certeza que vai virar fã também!

 

A FESTA DE BABETTE (1987): já tinha visto o filme ser citado como clássico indispensável aos amantes de gastronomia, mas foi apenas recentemente, após uma conversa com a Dona Paula Schneider, uma grande entusiasta do tema e de cinema, que me interessei pra valer e fui assistir. Ambientado no século XIX, num vilarejo dinamarquês, o drama conta a história de um pastor lutareno que cria suas duas filhas de forma bastante rígida e religiosa. Anos se passam, o pastor morre e elas abrigam  Babette, uma refugiada da Guerra Civil da França, que começa a trabalhar na casa como cozinheira e faxineira. Após ganhar um prêmio na loteria, Babette oferece um jantar em comemoração e seus dotes culinários causam um verdadeiro alvoroço na comunidade religiosa que, até então, vivia desprovida de prazeres terrenos. A produção dinamarquesa ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e diversos outros prêmio mundo afora.

 

PEGANDO FOGO (2015): produção americana estrelada por Bradley Cooper, que vive Adam Jones, um chef que um dia já foi dono de um restaurante duas estrelas Michelin em Paris, mas que viu sua vida desmoronar por conta do vício em drogas e álcool. Tentando se refazer, ele vai para Londres recomeçar em outro restaurante e tentar conquistar uma terceira estrela Michelin. A tarefa não será fácil e pra isso ele precisará da ajuda de antigos amigos. Além de Cooper, o filme tem no elenco Emma Thompson, Sienna Miller e Omar Sy (maravilhoso ator de filmes franceses como Intocáveis).

 

 

 

 

 

6 comentários em “Filmes, séries e documentários disponíveis na NETFLIX que todo apaixonado por gastronomia precisa ver.

  1. Amei amei amei esse post!!! Vou ver todos os filmes, inclusive os que ja vi!!! Adoro esse tipo de filme, alguns já vi inúmeras vezes, é o caso de Julie e Julia, outros já estavam na minha lista e outros adorei saber da existência pq to sempre em busca de bons filmes que falem de gastronomia tb! Vc arrasando sempre nos posts, nos assuntos, nas dicas….

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s