Amapá para Foodies · Gastronomia

AMAPÁ PARA FOODIES apresenta: FLORBRUNCH

Nessa semana a coluna AMAPÁ PARA FOODIES quer te convidar a conhecer um lugarzinho gourmet super fofo, que parece saído do Pinterest e tem jeitinho de casa de vó!

Vem comigo  saber tudo sobre  o FLORBRUNCH, um novo empreendimento do ramo gastronômico do Amapá, que acaba de trazer pro meio do mundo a tradição do BRUNCH.

florbrunch3.png

Mas o que seria um BRUNCH? Você pode estar se perguntando…

A expressão BRUNCH, de origem inglesa, deriva da junção das palavras BREAKFAST (café da manhã) e LUNCH (almoço).

brunch

É  uma refeição servida, geralmente, aos domingos, combinando, de forma descontraída e no mesmo evento, o café da manhã e o almoço.

Reza a lenda que nasceu na Inglaterra, no final do século XIX, como uma alternativa para os festeiros que aproveitavam ao máximo a noite de sábado e só conseguiam acordar mais tarde aos domingos.

brunch
Brunch inglês (Fonte: Pinterest)

Mas foi nos Estados Unidos, a partir da década de 30, que essa prática virou moda e se difundiu para outras partes do mundo, sendo bastante comum hoje em dia em cidades como Paris, Viena e Berlim.

sexandthecitybrunch
Brunch é ou não é a cara de NY e das reuniões de domingos do quarteto do seriado Sex and the City?

De uns tempos pra cá tem se popularizado também  no Brasil, especialmente em São Paulo, que já conta com inúmeros estabelecimentos que servem brunch aos domingos. Um dos mais concorridos por lá é o do Mosteiro de São Bento, que acontece no último domingo de cada mês e serve delícias de grandes chefs da cidade.

fotovejasp
Brunch do Mosteiro (Fonte: Veja SP)

E foi exatamente dos brunches da capital paulista que veio a ideia do FLORBRUNCH…

Roberta Lia, jornalista e cozinheira de mão cheia, propôs à sua sogra, Edhisa Tork Souza, que juntas abrissem um negócio no ramo gastronômico, aproveitando o espaço da linda casa da empresária na Vila Amazonas, em Santana.

florbrunch.png

O local, aliás, sempre foi o point de encontro da família aos domingos e a mesa farta já era uma tradição entre eles. Roberta, antenada nas novas tendências, sugeriu a concepção do brunch. Proposta feita e aceita, logo se juntou a elas a administradora Jéssica Reátegui, cunhada de Edhisa.

trioflorbrunch.JPG
O trio do FLORBRUNCH: Jéssica, responsável pela logística do empreendimento; Edhisa, dona da casa e responsável pelos doces; e Roberta Lia, que comanda a cozinha do lugar (Foto by Revista You)

FLORBRUNCH foi o nome escolhido para batizar o empreendimento, em homenagem à querida matriarca da família Tork, Dona Florize, também conhecida como Dona Flor.

florize.jpg
Todo domingo tem um delicioso prato da Dona Florize no cardápio do Florbrunch

Não foi necessário ajustar tantas coisas por lá antes da inauguração, já que a intenção foi manter a autenticidade do lugar, sem descaracterizar  a casa que era. Edhisa, caprichosa e com muito bom gosto, sempre manteve o espaço bem aconchegante e decorado com muita arte e diversas peças, muitas delas adquiridas principalmente em viagens.

florbrunch2

 

florbrunch5
Detalhes do Florbrunch captados pela fotógrafa Marina Tork

E foi assim que, em junho desse ano, o FLORBRUNCH abriu suas portas, unindo uma cozinha afetiva, feita com muito sabor e carinho, à uma diferente forma de aproveitar o domingo.

fb5

E tem um cardápio diferente todo domingo, servido sempre em forma de buffet. A manhã inicia com um caprichado café da manhã,  a partir das 8h, com vários tipos de pães, bolos, docinhos, salgadinhos, tapioquinhas, cafés, sucos e tudo de mais gostoso para começar bem o dia.

CAFÉ

Já às 11h, quem ganha espaço são os pratos deliciosos preparados na cozinha comandada pela Roberta, sendo que muito deles são receitas da família, daquelas  que só se come dia de domingo, o que torna a experiência de estar ali ainda mais autêntica. O buffet do almoço conta, também, com sobremesas da Edhisa, que sempre foi conhecida na família por seus doces maravilhosos.

ALMOÇO

Para beber, além dos sucos e água que você pode tomar à vontade e ficam sempre no buffet, ainda é possível pedir uma cervejinha e até um bom vinho!

vinhos.jpg

Como não existe rotatividade de mesas e você fica o tempo que quiser (até no máximo às 14h, claro!), o que o lugar proporciona vai muito além de uma experiência gastronômica. É possível curtir o espaço, com todo o conforto, relaxar (tem até redes espalhadas pelo jardim!), pôr o papo da semana em dia e passar horas jogando conversa fora com amigos e família.

rede.jpg

Ah, e tudo isso escutando uma boa música! O FLORBRUNCH oferece, inclusive, a possibilidade do cliente levar seu próprio vinil para tocar na vitrolinha deles. Tem programação mais perfeita pra um domingo?

vitrola

O atendimento é personalizado, as três proprietárias recebem as pessoas com muito carinho (e até pelo nome!) e são elas mesmo que ficam por ali cuidando de tudo, sempre prontas a ajudar.

O lugar é super kids friendly, ideal para ir com a família e levar crianças. Elas, por sinal, estão sempre por lá, especialmente no jardim, explorando, interagindo com outras crianças e brincando muito!

CRIANÇAS

Estivemos no FLORBRUNCH domingo desses e amamos! Não queríamos mais ir embora de lá!

flor.jpg

Se você quiser viver essa experiência também e passar um domingo bem especial, faça sua reserva por telefone. Por um valor fixo você tem todo o buffet das duas refeições à vontade, incluso, ainda, água, suco e sobremesa. Vale muito a pena!

flor.jpg
A super equipe do FLORBRUNCH

 

Florbrunch (brunch servido todo domingo, das 8h às 14h)
Rua D23, nº 373, Vila Amazonas,
Santana-AP
Telefone para reservas: (96) 99130-9685

Redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/florbrunch.comidinha

Instagram: https://www.instagram.com/flor_brunch/

P.S.: As principais fotos desse post são da talentosíssima Marina Tork, sobrinha da Edhisa, que eu tive o prazer de conhecer quando visitei o FLORBRUNCH. Com muita criatividade e sensibilidade, Marina faz registros lindos e super naturais. Não deixem de conhecer o Instagram dela: @creativeartie.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s