Viagens

Como aproveitar o melhor de AMSTERDÃ em apenas 2 dias.

_SAM1379.jpg

Organizando a última viagem para a Europa conseguimos reservar apenas 2 dias para Amsterdã! Até que deu pra fazer praticamente tudo, não vou negar, porém o ritmo foi muuuito intenso!!!! Se pudesse teria ficado muito mais tempo, porque me apaixonei pela cidade e foi bem difícil dizer tchau, viu?

Imagine uma cidadezinha que te faz sentir o tempo todo num cenário cinematográfico… Assim é a capital dos Países Baixos, famosa por seus canais, seus museus, suas bicicletas, suas tulipas e principalmente por sua política liberal em relação a temas polêmicos, como a prostituição e o uso da maconha.

Mas não resuma a cidade a isso, por favor! A legalização da prostituição por lá e a tolerância em relação ao uso da maconha são coisas sérias, cheias de regras e você não vai ver em qualquer esquina, como muita gente imagina! A maconha, por exemplo, é liberada apenas dentro dos Coffeeshops, que são estabelecimentos específicos para isso, e a prostituição é permitida somente em locais privados, jamais na rua. 

Muito mais do que uma cidade liberal, Amsterdã me marcou por sua organização, sustentabilidade, mobilidade urbana e por ser um lugar cosmopolita e bem internacional.

A seguir listo para vocês dicas de como aproveitar melhor essa cidade tão fofa se tiver tão pouco tempo pra isso como eu tive…

COMO APROVEITAR AMSTERDÃ EM APENAS 2 DIAS

1. Coloque um sapato confortável. Você vai andar muito! A cidade não é grande e os principais pontos turísticos são bem próximos. Por lá você quase não precisa de transporte.

andar

2. Quando precisar, use o transporte público, que é bem eficiente e com várias opções, como bondes (conhecido por lá como TRAM), ônibus, metrô e trens. A melhor opção é o TRAM. Só tome cuidado para não ser atropelado por um deles! Eles passam super rápidos e estão por todo canto da cidade. Vivi perigosamente nos dias que passei por lá! Rs

tram
Lá vem o TRAM!

3. Você pode também alugar uma bicicleta e desfrutar da cidade como um autêntico morador. Por falar nisso, Amsterdã é a cidade das bikes! A cidade é bem plana e cheia de vias e sinalização próprias para elas, que são o meio de transporte mais comum entre os moradores! Existem até estacionamentos exclusivos só pra elas e eles têm por lá todo o tipo de bicicleta que você possa imaginar!

bikes2bikes

_SAM1406.JPG
Estacionamento exclusivo de bicicletas

4. Faça um passeio de barco pelos canais. É uma ótima forma de ter uma visão geral da cidade e apreciá-la de um ângulo diferente, além de permitir descansar as pernocas! Amsterdã é uma cidade toda cortada por canais, construídos desde os tempos medievais, e durante esse passeio, que dura geralmente 1 hora, você vai relaxando e conhecendo os principais pontos turísticos da cidade. Várias empresas oferecem o serviço. Nós optamos por comprar um tour nos guichês que ficam bem em frente à Centraal Station. Deu pra comprar na mesma hora, sem dificuldades.

_SAM1403.JPG

sam1405.jpg

5. Não deixe de conhecer a CENTRAAL STATION, a principal estação ferroviária da cidade, que fica num edifício neorrenascentista de 1889. Dentro tem cafés, supermercados e várias lojinhas legais.

_SAM1368

6. Vá visitar a CASA DE ANNE FRANK, mas não faça a besteira de não comprar o ingresso pela internet. Você não tem tempo a perder numa fila, definitivamente, e ela costuma dobrar o quarteirão! Já fiz um post aqui no blog falando tudo sobre esse lugarzinho especial. Não deixe de ler!

Tudo sobre a visita à CASA DE ANNE FRANK, em Amsterdã.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

7. Bata perna pelas 9 STRAATJES, que são 9 ruazinhas estreitas, que ficam próximas ao centro de Amsterdã. Cheias de lojinhas, cafés e um monte de vitrines criativas pra você ficar babando! As 9 ruas são: Reestraat, Hartenstraat, Gashuismolensteeg, Oude Spiegelstraat, Wolvenstraat, Berenstraat, Wijde Heisteeg, Huidenstraatt e Runstraat.

_SAM1493.JPG

_SAM1487.JPG
Vitrines: tá aí uma coisa que os holandeses são bons em fazer!

8. Pra poupar tempo, faça como os locais e apenas faça um lanche no almoço. Para eles prato quente é coisa da hora do jantar!

lanche
Para os holandeses isso é um típico almoço! O almoço é sempre algo simples, com pão, frutas e laticínios.

9. Não deixe de comer a appeltaart na WINKEL. Essa torta de maçã deles é famosa e uma delícia! 

WINKEL

10. Prove o principal queijo holandês, o GOUDA. Eles têm orgulho disso e em alguns locais te oferecem até degustação de graça!

_SAM1468.JPG

11. Não deixe de admirar as tulipas espalhadas pelas ruas da cidade. Elas são uma referência holandesa tanto quanto os Coffeeshops, moinhos e tamancos. Existe até um museu inteiramente dedicado só a elas (na Prinsengracht, nº 116)!

TULIPAS

12. Vá até a PRAÇA DAM, que fica bem no coração da cidade, e conheça o PALÁCIO REAL. Há visitas guiadas no local, de terça a domingo, das 10h às 17h.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Palácio Real

13. Deixe de ser careta e vá conhecer a RED LIGHT DISTRICT. Como você bem sabe, a prostituição na Holanda é legalizada….Mas atenção! Respeito com as meninas da vitrines, elas estão trabalhando e os seguranças delas estão de olho em você se fizer gracinhas e tirar fotos!

REDLIGHT

14. Vá até o MUSEUMPLEIN e visite o RIJKSMUSEUM, que é tipo o Louvre de Amsterdã. Se conseguir, bem na frente dele, tente tirar uma foto num dos letreiros mais famoso do mundo (I AMSTERDAM). Eu disse tente porque vou logo avisando que a tarefa não é nada fácil! Mil pessoas disputando esse clique!

IAMSTERDAM

 

letreiro
A difícil missão de tirar uma foto no letreiro!

15. Visite o museu do holandês mais famoso do mundo: Vincent Willem van Gogh. O MUSEU VAN GOGH, que também fica na MUSEUMPLEIN, abriga a maior coleção de suas pinturas. E mais uma vez, para evitar filas e perda de tempo, compre o ingresso pela internet! 

SAMSUNG CAMERA PICTURES

VAN

16. Dê uma passadinha na LEIDSEPLEIN, a praça mais badalada da cidade. É um lugar super animado com muitas opções de cafés, restaurantes e coffeshops.

leidseplein

17. Siga até o VONDELPARK, o parque mais famoso da cidade.

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

18. Não deixe de provar o STROOPWAFEL, que é tipo um biscoito recheado com uma calda de açúcar e especiarias. Amor à primeira mordida! Fiquei viciada! Pra minha sorte já vendem essa maravilha aqui no Brasil!

_SAM1519.JPG

19. Visite a OUDE KERKE, essa igreja incrível do século 14, que fica curiosamente localizada na região do Bairro da Luz Vermelha.

 

oude-kerke.jpg
Oude Kerke

20. Não deixe de participar da HEINEKEN EXPERIENCE e conhecer a fábrica dessa cerveja holandesa que tem fãs no mundo todo. Confesso que eu pensava que era algo bem “pega turista”, porém me surpreendi! Foi bem divertido! Você conhece a história da cervejaria de forma super interativa e ainda tem direito à degustação. A visita dura cerca de 90 minutos. Compramos o ingresso na hora mesmo.

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

21. Prove a batata frita deles, eles têm o maior orgulho delas! Crocantes por fora e macias por dentro, elas são servidas num cone e com um molhinho tipo maionese, só que bem azedinho! Delícia!

BATATAFRITA.jpg
Batata frita holandesa

22. Visite o BGIJNHOF, um verdadeiro refúgio que fica no centro de Amsterdã. Passando uma portinha, você chega nesse lugarzinho secreto, que é um jardim rodeado de casinhas do século 17 e 18. A entrada é gratuita.

BGIJNHOF.jpg
BGIJNHOF: uma preciosidade escondida no centro de Amsterdã!

23. Visite a ALBERT CUYP, a maior feira de rua a céu aberto da Europa, e prove tudo o que ver pela frente! Garanto que você vai comer melhor e mais barato do que em muito restaurante estrelado. Ela fica aberta de segunda a sábado, das 9h às 17h.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Feira de rua Albert Cuyp

24. Se você for um viajante gourmet, não deixe de ir ao mercado gastronômico FOODHALLEN (Bellamyplein, nº 51). Ambiente agradável e com várias opções de restaurantes e coisinhas gostosas!  Abre de domingo à quarta, das 11h às 23h30 e de quinta a sábado, das 11h até 01h.

sam1711.jpg
FOODHALLEN: paraíso dos foodies em Amsterdã!

foodhallen.jpg

_SAM1713.JPG

25. Entre uma Heineken e outra, coma o BITTERBALLEN, o mais famoso petisco holandês, que é um croquete, recheado com um ragu de carne e que é servido  acompanhado de mostarda.

_SAM1718.JPG

26. Pegue uma balsa na frente da Centraal Station e atravesse pra conhecer o NORTE DE AMSTERDÃ. Você não vai se arrepender de ver essa região super bonitinha e que começou a ser desbravada recentemente. Cheia de casinhas típicas holandesas, bosques e muitas áreas verdes, cafés descolados e produção de arte, a região tem sido conhecida por sua pegada criativa e cultural. 

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

27. Vá embora morrendo de saudades de tudo o que viveu na cidade e já pensando num plano pra voltar outra vez pra lá!

_SAM1346.JPG

 

 

 

 

 

 

4 comentários em “Como aproveitar o melhor de AMSTERDÃ em apenas 2 dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s