Gastronomia

Conheça o Restaurante MOQUEIO, da Ilha do Mosqueiro-PA.

Se tem uma coisa que a gente adora aqui no blog é falar de lugares que fomos e nos encantamos! Estive recentemente em Belém-PA, minha terra natal, e dei um pulinho até a Ilha do Mosqueiro, um distrito que fica a 65 quilômetros da capital paraense, que é lotado de incríveis praias de rio com ondas, e lá conheci um lugarzinho muito especial e que vale muito indicar por aqui.

ilha
Um paraíso paraense chamado Ilha do Mosqueiro…

O MOQUEIO é um espaço gastronômico, que fica na região da ilha conhecida como São Francisco, bem de frente para o rio. Mas não pense que estamos falando aqui de um restaurante tradicional, como você está acostumado a ver por aí. Por lá você não vai encontrar cardápio, por exemplo, e a proposta deles é bem diferente e interessante.

iuyttbnm

Mas antes vamos à história do local…

André Monteiro, um produtor cultural paraense e bacharel em Direito especializado na área ambiental, adquiriu a propriedade em 2004 e aos poucos foi construindo toda a estrutura que hoje existe lá. Vindo de uma família de gente que cozinha muito bem, ele não teve como escapar dessa tradição e vocação e iniciou um curso de gastronomia, junto com a esposa, Adriana Lima, uma super apaixonada por esse universo das panelas. Em 2015 veio a ideia de abrir um empreendimento no espaço, onde pudessem compartilhar com os visitantes toda a experiência que ambos têm na área de gastronomia e ainda oferecer um lugar único para passar o tempo e desfrutar das maravilhas naturais da ilha.

bjjhgjgghgliihnkjkjkjijjkjkjklkjiukmkiiuijijnm

kjyygnk
Biblioteca de vidro: meu local favorito da casa

vhghhjhjh

hjhjhjhjhjhçpo
Píer

hjhjhllu

O nome do empreendimento, aliás, veio da palavra em que se originou o nome da própria Ilha do Mosqueiro, isto é, da palavra “moqueio”, que corresponde à técnica utilizada pelos índios Tupinambá, que foram os primeiros moradores da ilha, para conservar os peixes e alimentos que seriam levados para outros lugares.

capa
Moqueio: valorizando o turismo e a culinária regional

Para fazer parte dessa experiência, que é estar no Moqueio, você precisa reservar com antecedência e avisar quantas pessoas irão (mínimo de 5 pessoas). Já durante esse primeiro contato você escolherá o cardápio e saberá o valor. Então quando chegar lá é só relaxar, aproveitar, tomar banho no rio e esperar as delícias que serão servidas, tudo preparado com muito carinho e capricho pelo André, pela Adriana e também pelo amigo e colega de faculdade do casal, Marzio de Oliveira, que já trabalhou, inclusive, no Grand Cru, renomado restaurante de Belém.

moqueio
Super bem recebidos por Marzo Oliveira, André Monteiro e Adriana Lima

A comida é maravilhosa, super fresca, preparada com produtos orgânicos e valorizando os produtores locais, tudo enquadrado no conceito de Slow Food, tema do qual eu, inclusive, já falei aqui no blog, em outro post, lembram?

Você sabe o que é SLOW FOOD?

hjjkikkikkkfgjkliujjhjkoooijkijiuiyuygheddfgfgfghjhiiikkkvhjjkkkk

O acesso não é tão fácil, confesso, mas nada que um Google Maps ou outro aplicativo do tipo não resolva, o que, pra mim, não é ponto negativo e sim torna o lugar mais  exclusivo ainda.

moqeuiro

Além de servir pratos típicos da culinária do norte, o lugar ainda tem uma ótima estrutura se você quiser se hospedar. Dá até para alugar a casa inteira e aproveitar todo o espaço só com a família e amigos! Eu fui e voltei no mesmo dia e já valeu super a pena, imagina se pudesse ter passado mais tempo…

dfsdsdsds

Também é possível alugar o local para eventos gastronômicos e particulares, como casamentos ou aniversários. É um cenário e tanto para isso e o lugar é super bem decorado, com peças do acervo particular do André, que, como produtor cultural, trabalha com arte local.

fhjjkopoiiuu
Evento gastronômico já realizado no local, com o chef paraense Leonardo Modesto
gjkoooj
O cenário perfeito para um evento…

koiioio

ffhgg
Obras de arte lindas do acervo do André

fgfgfgfg

 

O atendimento é personalizado, você é recebido pelo nome e os proprietários são super queridos. Dá até pra se sentir de casa!

uuyggh
Pôr do sol do píer do Moqueio

 

Se você quiser também se encantar por esse paraíso amazônico, que oferece no mesmo espaço gastronomia, lazer e contato com a natureza, reserve já e vá conhecê-lo!

 

MOQUEIO RESTAURANTE E POUSADA

ENDEREÇO: Estrada do São Francisco, Rua Luís de Camões, nº 17, Bairro do São Francisco, Ilha do Mosqueiro-PA.

TELEFONES PARA RESERVAS: 91-98975-5746 ou 91-98909-8445

REDES SOCIAIS:

Facebook: https://www.facebook.com/moqueio/

Instagram: https://www.instagram.com/restaurantemoqueio/

 

3 comentários em “Conheça o Restaurante MOQUEIO, da Ilha do Mosqueiro-PA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s