Viagens

PRAGA: os encantos medievais da capital da República Tcheca

Praga é, sem dúvida, um dos locais que você não deve deixar de conhecer no mundo, um dos destaques dessa parte da Europa, conhecida como Europa Central, mas que para muitos também já é considerada Leste Europeu. É uma cidade fácil de se encantar e se você, meu amigo, for um fã de história, arquitetura, arte e de uma boa cerveja, prepare-se, porque ela vai te fisgar em cheio!

Ano passado montamos um roteiro clássico pelos três principais países dessa região (República Tcheca, Áustria e Hungria) e a primeira parada foi justamente Praga.

Se você quiser se sentir por lá feche os olhos e imagine-se num cenário medieval, porque ela é, em grande, parte exatamente assim! Parece que o tempo não passou! Com um centro histórico super bem conservado, apesar de ter passado pelas duas grandes Guerras Mundiais, tudo por lá é muito antigo.

SAM_1293.JPG

Dá pra conhecer a cidade toda a pé, se você quiser e tiver disposição, sem precisar de táxi ou outro meio de transporte. Fizemos isso e valeu super a pena, afinal andar e observar tudo de pertinho é, pra mim, a melhor forma de conhecer um lugar.

Outra coisa que me chamou a atenção por lá é como a cidade é muuuito lotada de turistas! Cada ano eles recebem mais gente e muitos deles são jovens, animadíssimos, em grupo de despedidas de solteiro. Há séculos é o destino da moda para isso e eu não posso negar que a cidade é mesmo pura diversão!

Não é difícil entender os motivos da cidade atrair tanta gente e o porque do turismo ser a principal atividade econômica da cidade. Somado às razões já enumeradas anteriormente existe o fato dos preços por lá serem bens convidativos em comparação a outras cidades europeias, sobretudo para hospedagem, comida e cerveja (sendo que a moeda deles não é euro e sim coroa tcheca).

Falando em cerveja, saiba que os tchecos são os maiores consumidores da bebida no mundo! Aliás, Praga fica na famosa região da Boêmia, que produz há milênios uma das melhores cervejas do mundo.

SAM_0796.JPG
Pense numa cidade lotada!
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Diversão na terra de uma das melhores cervejas que existe!
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Pq por lá a cerveja e a água custam a mesma coisa!

Apesar da língua ser tão diferente (o tcheco não é nada fácil de entender!), a cidade é bem preparada para o turismo e se fala inglês (ou pelo menos se tenta) na maioria dos lugares.

A arquitetura de Praga é uma mistura do gótico, renascentista, Art Nouveau e existem espalhadas pela cidade várias esculturas inusitadas e curiosas. É uma mais interessante que a outra!

JKJKJK.jpg

Passamos por lá por volta de 3 dias, o que eu achei tempo suficiente para conhecer os principais ponto e experimentar o que de melhor a cidade tem para oferecer.

Vamos lá descobrir os encantos de Praga? Apertem os cintos que a nossa viagem já vai começar…

PARA ENTENDER A DIVISÃO DA CIDADE

Apesar de Praga ser uma cidade grande (são por volta de 1 milhão e 200 mil habitantes), o que deve interessar para você que vai apenas turistar é a zona conhecida como PRAHA 1, que é onde fica o principal núcleo histórico da capital e onde se concentram os monumentos mais famosos.

Essa região pode ser dividida em 6 bairros. São eles: MALÁ STRANA (que significa cidade pequena), STARÉ MESTO (cidade velha), NOVÉ MESTO (que é a mesma coisa que cidade nova), JOSEFOV (antigo bairro judeu que agora está integrado na cidade velha), HRADCANY (a colina ao lado de MALÁ STRANA) e VYSEHRAD (que fica na margem do rio).

SAM_0435.JPG
Na região de MALÁ STRANA, próximo ao nosso hotel

Para ficar mais fáci de entender, Praga pode ser dividida também em dois lados pelo rio Moldava, o rio que corta a cidade. Do lado direito fica o CENTRO HISTÓRICO, que é o local que tem mais atrações para ser visitada e que é mais fácil de caminhar porque é plano. Já na margem esquerda fica a parte alta da cidade e exige um pouco de esforço porque tem muita subida e escadaria (REGIÃO DO CASTELO DE PRAGA).

SAM_0688.JPG
Rio Moldava dividindo a cidade. Do lado esquerdo fica a região do Castelo.  Já do lado esquerdo fica o Centro Histórico

 

O QUE É IMPERDÍVEL NA CIDADE

NA REGIÃO DO CASTELO DE PRAGA…

CASTELO DE PRAGA: é maior castelo do mundo! Com mais de 70 mil metros quadrados, é praticamente uma cidade! Na verdade, é um complexo com várias construções antigas no alto de uma colina. Como a República Tcheca não é mais uma monarquia, quem mora por lá, atualmente, é o Presidente. A cada meia hora tem troca de guarda (a mais longa é às 12h) e o fim desse passeio termina na GOLDEN LINE.

O que é interessante ver por lá:

– PORTÃO PRINCIPAL: onde tem a troca da guarda.

– CATEDRAL DE SÃO VITO: fica no terceiro pátio do castelo e é de estilo gótico, datada de 1344.

SAM_0828.JPG
Portal principal e a troca da guarda

SAM_0843.JPG

SAM_0857.JPG
A beleza gótica e imponente da Catedral de São Vito

GOLDEN LINE (RUA DOURADA): são alamedas com várias casinhas minúsculas que têm mais de 400 anos, sendo que a maioria delas funciona hoje em dia como lojinhas. É a rua da casa do famoso escritor Franz Kafka. Bem no começo da rua tem um museu com armaduras medievais bem legal!

SAM_0880.JPG

SAM_0881.JPG
Casa que pertencia a Franz Kafka
sam_0883.jpg
A obra de FRANZ KAFKA nas lojinhas da Rua Dourada

MUSEU DO BRINQUEDO: é o segundo maior museu do tipo do mundo. Talvez seja interessante se for com criança ou se tiver curiosidade sobre o assunto. Tem um super acervo que contempla desde os primeiros brinquedos fabricados pelo homem até os mais recentes e uma incrível coleção de Barbies. Fomos e foi bem divertido!

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAM_0910.JPG

SAM_0922.JPG
Bonequinhas horripilantes do passado!
SAM_0941.JPG
Barbies de todos os tipos. Amei!

NERUDOVA: é uma rua cheia de restaurantes, uma das ruas mais importantes da região de MALÁ STRANA. Ótimas opções para almoço ou jantar se você estiver na região. Por lá fomos no restaurante U LAURY.

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Restaurante U LAURY, que fica rua Nerudova, número 209: ambiente legal (tem até jardim) e boa comida

 

IGREJA DE SÃO NICOLAU: construção mais alta de MALÁ STRANA, considerada um dos edifícios mais bonitos da Europa Central. Mozart tocou no órgão que existe por lá até hoje.

nicholas_ots4.jpg

SAM_0808.JPG

KAMPA PARQUE: fica ao lado da Ponte Carlos. Dentro do parque tem um museu com obras contemporâneas e umas estátuas de bebês gigantes do artista DAVID CERNY e uma vista bem bonita para o outro lado da cidade.

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

CASA DANÇANTE: no meio de tantas construções antiquíssimas se destaca essa que é, sem dúvida, a obra arquitetônica mais ousada e contemporânea da cidade. Erguida em 1996, ela fica próxima ao rio e sua arquitetura se assemelha a duas pessoas dançando.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

MURO DO JOHN LENNON: esse local foi por anos símbolo do desejo de liberdade e paz que o país sentia durante o período comunista que viveu. Durante a década de 80 os jovens tchecos começaram a grafitar essa parede com letras das músicas dos Beatles e mesmo tendo sido reprimidos e os grafites tenham sido apagados por várias vezes, o muro nunca conseguia ser mantido limpo por muito tempo. Por se beatlemaníaca, claro que adorei o lugar! Até música dos Beatles rolou por lá no dia que fomos.

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Foi lá que eu encontrei a logomarca atual do blog!!!

 

IGREJA DA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA: de 1623, é onde está a famosíssima Estatua do Menino Jesus de Praga que foi trazida da Espanha em 1628. E tem também uma imagem de N. Sra Aparecida.

PONTE CARLOS: ponte de 1400, que liga a REGIÃO DO CASTELO ao CENTRO HISTÓRICO e que é exclusiva para pedestres e um dos points favoritos dos turistas. Tem várias estátuas e a mais famosa delas é a de SÃO NEPOMUCENO (Santo padroeiro dos checos). Reza a lenda que quem toca na estátua obtém sorte e retornará à cidade.

SAM_0503.JPG
Anoitecer na Ponte Carlos

sam_0517.jpg

SAM_0512.JPG
Rodrigo tocando na estátua de São Nepomuceno, tentando garantir o retorno dele à cidade

REGIÃO DO CENTRO HISTÓRICO

No final da Ponte Carlos tem a PORTÃO DA PÓLVORA, emblemática entrada do CENTRO HISTÓRICO de Praga.

SAM_0645.JPG
Portão da Pólvora
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Portão a Pólvora ao fundo

 

SAM_0561.JPG
Passando o Portão, no caminho para a Praça da Cidade Velha, você encontra várias ruazinhas cheias de lojinhas que vendem mil coisas

 

SAM_0546.JPG
Os fantoches estão espalhados por Praga! É uma tradição tcheca do final do século XVII

 

BIBLIOTECA BARROCA KLEMENTINUM: foi um dos lugares que eu mais gostei de conhecer. Fica num antigo mosteiro que já foi uma universidade onde, inclusive, Albert Einstein lecionou. É uma biblioteca super conservada com um acervo de 20 mil livros e que já foi eleita a biblioteca mais bonita do mundo.

HJHK.png

PRAÇA DA CIDADE VELHA (STAROMESTSKÉ NAMESTÍ – OLD TOWN HALL): um dos maiores espaços urbanos da Europa. É a praça principal de Praga e tem vários restaurantes e barraquinhas com comidas típicas (salsichas, porco, trdelnik).

SAM_1250.JPG

        É por lá que fica:

  • IGREJA DE NAS SRA DIANTE DE TÝN: catedral gótica.

    SAM_1252.JPG
    Igreja de Nossa Sra Diante de Týn vista da Praça da Cidade Velha
  • RELÓGIO ASTRONÔMICO DE PRAGA: esse é o mais famoso cartão postal da cidade e o momento em que toca, que acontece de uma em uma hora, e em que as imagens dos doze apóstolos aparecem em duas janelinhas, é um dos espetáculos mais aguardados da cidade! Foi construído em 1410 e fica localizado na fachada da Prefeitura Antiga. Conta a lenda que teriam cegado seu construtor para que não fizesse outro igual. Se é verdade não se sabe mas é, sem dúvida, bem bonito e cheio de detalhes. Além de marcar as horas também indica as fases da lua e o movimento das estrelas, daí porque é conhecido como relógio astronômico.

    SAM_1217.JPG

PRAÇA DE VENCESLAU: local da queda do comunismo (1989) e de vários momentos da história checa. Fica no final de uma extensa rua de comércio e lojas de marcas famosas.

2101947

JOSEFOV: colada à Praça da Cidade Velha fica o antigo bairro judeu de Praga. Além da mais antiga sinagoga em atividade na Europa (VELHA-NOVA SINAGOGA) e da elegante RUA PARÍZSKÁ (zona de comércio com várias lojas de grife), ainda há por lá o tesouro que é VELHO CEMITÉRIO JUDAICO. É o mais antigo cemitério judeu existente e que conta com o impressionante número de 12 mil lápides.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Velha-Nova Sinagoga
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Rua PARÍZSKÁ
23513296_1552199821513308_229438948_n
Antigo cemitério judaico

 

ANTES DE TERMINAR, TRÊS DICAS DE GASTRONOMIA…

1. VÁ À CERVEJARIA U FLEU (Rua Křemencova, nº 1651/11): não é impressionante pensar que enquanto o Brasil estava sendo descoberto essa cervejaria já existia em Praga? A U FLEKU é considerada uma das cervejaria mais antigas do mundo em atividade e ela serve, desde 1499, as mesmas cervejas escuras e alguns dos principais pratos típicos tchecos. Passeio imperdível nessa cidade tão boêmia! 🍺

jkjk

2. PROVE TRDELNÍK: essa é a iguaria tcheca mais popular, encontrada em cada esquina da cidade! Trata-se de um pão enrolado e assado, servido com açúcar e canela. Tem também a versão com sorvete dentro. Muito bom! 😋

HJHJK.png

3. A COMIDA DE RUA DE PRAGA É UMA DELÍCIA! Praga é lotada de barraquinhas que servem petiscos maravilhosos, como a tradicional carne de porco e salsichas de todos os tipos.

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

 

Um comentário em “PRAGA: os encantos medievais da capital da República Tcheca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s