Viagens

Conheça BUDAPESTE, a surpreendente capital húngara

Se eu pudesse definir Budapeste em uma palavra eu diria: surpreendente! 

De todas as cidades do mundo que já conheci até hoje, essa é uma das minhas preferidas.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Diferentona, descolada e linda!!! Bote linda nisso, viu?! Tanto que vive figurando nas listas de cidades mais bonitas do planeta e é a sexta cidade mais visitada da Europa.

BUDNIGHT.jpg

Estivemos por lá ano passado e confesso que, quando lá cheguei, pensei: “depois de tudo que vi em Praga e em Viena duvido que vá gostar tanto de Budapeste!”. Redondamente enganada! Deixamos a cereja do bolo pro final e não sabíamos! 🍒

SAM_2490.JPG
Chegando em Budapeste de trem, vindo de Viena. As primeiras impressões foram as piores! Me senti chegando, de fato, na imagem que temos do Leste Europeu, dos filmes.
SAM_2523.JPG
Saindo da estação, mal sabia o que me esperava!

Eu confesso que não imaginava tudo isso porque, durante as pesquisas para essa viagem para o Leste Europeu, a maioria dos blogs que eu li destacavam muito mais Praga, que, de fato, é maravilhosa, como eu já contei pra vocês no post anterior (PRAGA: os encantos medievais da capital da República Tcheca), e foi por isso que Budapeste se revelou uma surpresa pra mim.

SAM_2616.JPG
Típico artesanato húngaro

Com forte influência turca, já fez parte do grande Império Austro-Húngaro e viveu um longo período de opressão, com a invasão dos nazistas e depois sob o regime comunista. Mas isso é passado! Budapeste se libertou e se converteu numa cidade divertida, mas que não esqueceu de tudo o que passou. Referências aos períodos nazista e soviético estão espalhadas pela cidade.

preview (1)

Importante saber que Budapeste é formada da junção de duas cidades distintas, separadas pelo emblemático rio Danúbio. Numa margem está Buda, que fica localizada na região mais antiga e montanhosa e que tem um ar mais residencial, e do outro lado fica Peste, que é plana e contempla a área mais comercial da cidade e que é onde fica a maioria das atrações da capital. A ligação entre as cidades é feita por 10 pontes, sendo as mais famosas a Ponte Elizabeth (Erzébet Híd), a Ponte das Correntes (Széchenyi Lánchíd) e a Ponte da Liberdade (Szabadság Híd).

Screenshot_20171117-101027.png

Arquitetura gótica, monumentos imponentes, banhos termais, idioma impronunciável, muita páprica e preços convidativos em relação a muitos países da Europa. Isso tudo é Budapeste!

preview.jpg

Passe por lá uns bons três dias e ande bastante pra conhecer as principais atrações da cidade durante o dia e depois aproveitar a vida noturna agitada que ela oferece. Sempre que necessário use o metrô, que, apesar de ser um tanto que velhinho (é de 1896, a segunda linha mais antiga da Europa, atrás apenas da de Londres), é bem eficiente.

sam_2905.jpg
Ande muito pela cidade e não se esqueça de olhar para o chão. Budapeste é uma cidade em que até os bueiros são lindos! rs
SAM_2540.JPG
O metrô de Budapeste é velhinho mas eficiente!

 

O que ver por lá? Te digo já!

GUIA DE ATRAÇÕES DA CIDADE

EM BUDA…

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Região de Buda

PALÁCIO REAL: instaurado no alto da cidade, reúne várias construções. Foi destruído e reconstruído várias vezes, é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Não deixe de passar pela Entrada Ornamental e pela escultura do  “pássaro-guarda” e pela Porta do Leão.

Buda-Castle.jpg
Palácio Real se destacando no alto da colina de Buda
SAM_3593.JPG
Entrada Ornamental, com o “pássaro-guarda” e a Porta do Leão

GALERIA NACIONAL HÚNGARA: é um museu que fica dentro do Palácio real e que tem o melhor da arte húngara e internacional (quando fomos estava tendo uma exposição do Picasso).

SAM_3604.JPG
Galeria Nacional Húngara: considerado um dos melhores museus de Budapeste

IGREJA SÃO MATIAS: estilo neogótico, de 1470. Vários eventos importantes da história húngara aconteceram aqui. Também foi atingida durante a 2ª Guerra, tendo sido reconstruída em 1968. Tem um telhado lindo!

SAMSUNG CAMERA PICTURES

BASTIÃO DOS PESCADORES: foi erguido em 1895, no local das antigas muralhas defensivas da cidade de Buda. É um miradouro perfeito para ver o rio e a região de Peste.

sam_3655.jpg

SAM_3667.JPG
O Rio Danúbio e Peste vista do alto do Bastião dos Pescadores

RUA DOS LORDES (ÚRI UTCA): com casas de origem medieval onde viveram aristocratas e mercadores.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

BANHOS GELLERT: fica no hotel de mesmo nome e disputa com as TERMAS SZÉCHENYI o posto de melhor terma da cidade.

banhos-de-natação-de-gellert-56444298.jpg

EM PESTE..

VÁCI UTCA: na região central de Peste, uma das ruas mais agitadas desde o Séc. XIX (utca=rua, em húngaro). É o centro social e comercial da cidade. Tem diversos restaurantes e lojas e está sempre cheio de turistas, sendo que a maior parte dessa rua é só para pedestres. No final dela (lado sul) tem a PRAÇA VÖRÖSMARTY (é lá que fica o famoso Café Gerbeaud). 

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Váci utca
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Praça Vôrôsmarty

MERCADO CENTRAL DE BUDAPESTE: maior e mais famoso mercado de Budapeste. É de 1896 e foi inspirado nas obras de Gustave Eiffeil. Ótimo para comprar iguarias locais e experimentar os sabores húngaros. No andar de cima tem artesanato e restaurantes.

kvehu1545sSAMSUNG CAMERA PICTURES

BÁLNA: só descobri esse lugar quando cheguei lá, não tinha lido sobre ele, pois tinham inaugurado recentemente. É uma construção moderna que lembra uma baleia (bálna=baleia, em húngaro) e que tem várias lojas e restaurantes. Bem legal! Fica perto do Mercado Central e na beira do rio.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Bálna
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Do lado de fora tem vários restaurantes de frente para o rio
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Do lado de dentro parece um Shopping

PARLAMENTO HÚNGARO: é o edifício mais imponente de toda a cidade, com mais de 250 metros de comprimento. Foi construído em estilo neogótico, entre 1884 e 1902, com uma clara inspiração no Parlamento britânico, e se transformou no cartão-postal de Budapeste. À noite é ainda mais magnífico!

parlamento-hungaro.jpg
Parlamento Húngaro: o lugar mais visitado da cidade

MONUMENTO SAPATOS NO DANÚBIO: uma das visitas inesquecíveis de Budapeste foi ao monumento “Sapatos no Danúbio”. Impossível não se emocionar com essa homenagem aos judeus mortos durante o regime fascista húngaro, nos anos 40. São réplicas em bronze dos sapatos que eram deixados por eles nas margens do rio Danúbio, pouco antes de serem fuzilados e jogados na água. Fica bem perto do Parlamento.

Screenshot_20171117-101815.png

BASÍLICA DE STO ESTÉVÃO: construída em homenagem ao primeiro rei da Hungria, que criou o Estado húngaro e que foi considerado santo após sua morte. Foi atingida na 2ª Guerra e reconstruída (de 1983-1989). Sua cúpula é uma plataforma de observação. 

stevao.jpg

PARQUE DA CIDADE (Városliget): é um extenso e magnífico jardim que tem até um castelo (CASTELO VAJDAHUNYAD), onde se reúnem vários estilos arquitetônicos. Eles fazem por lá geralmente uma feirinha com várias barracas de produtos típicos, food trucks, artesanato e música. É lá que fica a estátua do Anonymous (representa o responsável por reescrever a história da Hungria que foi perdida durante a época das Cruzadas) que apareceu no filme/livro BUDAPESTE do Chico Buarque. 

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Feirinha
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Adoramos o Parque da Cidade!
1280px-Budapest_Vajdahunyad_Castle_R01
Castelo Vajdahunyad
SAM_3049.JPG
Anonymous: reza a lenda que quem tocar na caneta da estátua obterá êxito em uma prova, concurso ou coisas afins

TERMA SZÉCHENYI: de estilo neobarroco, foi inaugurada em 1913. É um grande complexo de piscinas abertas. São as mais profundas e quentes do país, que é conhecido por suas águas termais. Fica ao lado do Parque da Cidade.

SAM_3116.JPG
Terma Széchenyl do lado de fora, vista do Parque da Cidade
JJK.jpg
As águas mornas e relaxantes da Terma

PRAÇA DOS HERÓIS: de 1896, é uma das mais importantes praças de Budapeste. Fica na frente do Parque da Cidade, da ANDRÁSSY UTCA. Lá tem as estátuas dos mais importantes líderes da Hungria.

SAM_2983.JPG

ANDRÁSSY UTCA: longa e ampla via que liga o Parque da Cidade ao Centro de Budapeste. Tem vários restaurantes e lojas.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Andrássy Utca

MUSEU DO TERROR: lugar dedicado às práticas dos regimes nazistas e soviético. Fica na ANDRÁSSY UTCA, nº 60.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Museu do Terror

PONTE DAS CORRENTES (SZÉCHENYI LANCHÍD): foi a primeira ponte fixa a ligar Buda e Peste e é a mais famosa delas. Foi inaugurada no ano de 1849, depois de vinte anos de obra, tendo sido atingida durante a 2ª Guerra e reconstruída e reinaugurada em 1949. Destaque para os leões que ficam em sua entrada.

SAM_3489.JPG

ILHA MARGARITA: é uma das áreas de lazer da cidade preferidas dos locais e é considerado o maior parque da cidade. Estivemos por lá, no final de um passeio de barco que fizemos pelo rio Danúbio, e amamos! 

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

GASTRONOMIA

PÁPRICA: se quiser saber o que é mais a cara da gastronomia húngara, sem pensar duas vezes eu te respondo: páprica! Essa especiaria é onipresente nos pratos por lá e é feita a partir de pimentões secos e moídos. 

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

GOULASH (gulyás): ensopado de carne bovina originário da Hungria, que é típico também nos demais países que faziam parte do antigo Império austro-húngaro. Provei também na Áustria e na República Tcheca, mas o de Budapeste foi, sem dúvida, o meu favorito!

SAM_0979.JPG

LANGÓS: é uma massa frita com cobertura de queijo e tudo mais que você quiser pôr (inclusive coberturas doces). É muito comum por lá, uma das comidas de rua mais populares da região.

SAM_3001.JPG

CAFÉS IMPERDÍVEIS

NEW YORK CAFÉ (Rua Erzsébet, 9): por já ter sido considerado o café mais bonito do mundo, este café se transformou numa verdadeira atração de Budapeste. Não é difícil entender a razão de tanta fama! Boa comida, juntamente com beleza e luxo em cada detalhe!

ppp.png

SAM_3173.JPG

CAFÉ CENTRAL (Károlyi utca 9): café tradicional da cidade, que serve delícias desde 1887. É o meu preferido por lá! 

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

CAFÉ GERBEAUD: fica na Praça VOROSMARTY, próximo à Catedral de Sto Estévão. Era o café favorito da Imperatriz Sissi e por isso o BOLO DOBOS que ela sempre pedia é mais queridinho do cardápio até hoje.

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

 BUDAPESTE BY NIGHT

Se você gosta de aproveitar a noite, saiba que Budapeste é o local ideal pra isso! Com uma grande concentração de bares por metro quadrado, a cidade nos surpreendeu muito nesse quesito!

Um dos destaques da noite da capital húngara são os conhecidos como “bares em ruína” (os ruinpubs), que funcionam num antigo bairro judeu, cujos casarões ficaram abandonados e em mau estado com a Segunda Guerra, mas que foram transformados muitas décadas depois em bares despretensiosos, verdadeiro point cultural e boêmio da cidade.

Fomos em dois.

O SZIMPLA KERT começou a funcionar em 2002 e é o pioneiro desse tipo de empreendimento. Do lado de dentro, logo que você entra, tem uma super pista de dança com dj. Do lado externo (tipo o jardim do lugar) ficam as barraquinhas de comida e em cada cômodo do lugar toca um estilo de música diferente. Tem até uma sala que exibe filmes! A decoração é bem inusitada, feita com sucata! Amei! Meu favorito!

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

O INSTANT é o maior dos bares em ruínas, que conta com simplesmente 25 ambientes diferentes!! Um montão de bares e pistas de dança que tocam estilos variados, pra você curtir a noite até às 6h da manhã. E o melhor de tudo é que a entrada é grátis!

 SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURES

2 comentários em “Conheça BUDAPESTE, a surpreendente capital húngara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s