Faz tempo que eu queria falar de vinhos aqui no blog e na última quarta-feira, dia 07 de março, tivemos a oportunidade de participar do primeiro grande evento do ano do restaurante Dom Garcia: o WINE DINNER, um jantar dedicado à enogastronomia.

Explicando de forma simples, a ENOGASTRONOMIA nada mais é do que a arte de combinar, de harmonizar vinhos e alimentos, com base em conhecimentos de enologia (a ciência que trata do vinho) e gastronomia.

Como você deve saber existem inúmeras e possíveis combinações e você provavelmente já até aplica a famosa regra de que peixe deve sempre ser servido com vinho branco e carnes vermelhas com vinho tinto, porém saiba que essa máxima permite exceções. A enogastronomia atualmente tem ensinado que o importante é combinar com o sabor da carne, seus temperos e com o molho, não podendo o sabor do vinho se sobrepor ao do prato e vice-versa. A palavra de ordem agora é equilíbrio, por isso um vinho tinto pode perfeitamente combinar com um peixe de sabor intenso, como um bacalhau, por exemplo, que vai muito bem com um tinto encorpado. Da mesma forma, um carpaccio pode sim ser acompanhado por um vinho branco, como o Sauvignon Blanc.
Essa tarefa um tanto que complexa de harmonização, aliás, é uma das missões do SOMMELIER, um profissional que se dedica ao estudo dos vinhos e que, seguindo seus conhecimentos de enogastronomia, recomenda o tipo ideal da bebida que deve ser consumido em determinada ocasião. Ele é diferente de um ENÓLOGO, que é ligado à produção do vinho, responsável por supervisioná-la, e que participa também das etapas de armazenamento, engarrafamento e distribuição do produto. O ENÓFILO, por sua vez, é um apreciador, um amante de vinhos, alguém que se interessa por todo esse universo.

Durante o Wine Dinner do Restaurante Dom Garcia, pudemos vivenciar uma boa dose da enogastronomia, num jantar harmonizado, em que vários pratos foram servidos, cada um acompanhado do tipo de vinho que combinava.
Um menu foi criado especialmente para o evento, elaborado pelo talentosíssimo chef DOM GARCIA, cuja trajetória já contei aqui no blog (na estreia da coluna AMAPÁ PARA FOODIES) e que nos brindou mais uma vez com sua cozinha autoral e criativa e preparou pratos sofisticados e deliciosos, com os sabores e texturas da nossa culinária amazônica.

Para harmonizar com os pratos foram escolhidos rótulos da CATTACINI VINHOS, uma empresa do Rio de Janeiro-RJ que atua na produção e comercialização de vinhos nacionais exclusivos e que tem uma proposta super interessante. Diferentemente do que se imagina de uma fabricante desse tipo de bebida, ela não possui uma vinícola e vinhedo pra chamar de seus! Seu proprietário e winemaker LUIZ CARLOS CATTACINI GELLI seleciona as uvas e faz vinhos especiais e de identidade própria, utilizando o espaço físico e os equipamentos de vinícolas brasileiras de renome, como a gaúcha MIOLO (Bento Gonçalves-RS), a catarinense SANTA AUGUSTA (Videira-SC) e a baiana OURO VERDE (Casa Nova-BA), dentre outras. O resultado disso é que consegue produzir vinhos únicos, utilizando-se de diferentes terroirs e o que de melhor cada região vinícola tem para oferecer, e que têm conquistado consumidores e prêmios em todo o Brasil.
Clique aqui para saber mais sobre a CATTACINI VINHOS…



O sommelier responsável pela harmonização do jantar foi VLADIMIR ALMEIDA (sommelier internacional e juiz de Classificação de Vinhos pela FISAR – Federação Italiana de Sommelier Albergatori e Ristoratori, winemaker pela Vinícola Miolo e membro fundador da ABW – Associação Brasileira de Winemakers), que acertadamente indicou a CATTACINI e contribuiu na escolha dos pratos e vinhos que seriam servidos.

Foram servidos 2 entradas e 3 pratos principais, juntamente com a degustação de 5 vinhos (brancos, espumante e tintos).







Tão bom quanto experimentar diferentes sabores é aprender sobre eles, por isso, a cada prato servido, o chef explicava seu conceito e Luiz Carlos Cattacini Gelli falava do vinho escolhido, tornando a experiência ainda mais autêntica.




Foi uma noite memorável e uma experiência gastronômica incrível, que eu não poderia deixar de compartilhar por aqui com vocês!


Ah, o Wine Dinner já aconteceu, mas se você está pelo Amapá e ainda não conhece as especialidades do Restaurante Dom Garcia, não deixe de ir lá! Ele fica na Avenida Pedro Baião, nº 1303, entre as ruas Hamilton Silva e Manoel Eudóxio, e funciona de terça a sábado para o jantar (das 19h às 23h30) e aos sábados e domingos para o almoço (das 12h às 15h). Reservas pelo fone 96-98131-5040.
Tu és chique!
CurtirCurtir