Tem post anterior aqui no blog no qual eu conto a experiência de estar em Sevilha por exato um mês, porém ficou faltando falar um pouquinho mais sobre a capital andaluz…
Um mês em SEVILHA (Espanha): conhecendo a capital da Andaluzia
Se ainda não viu minhas impressões sobre a cidade, não deixe de conferir esse link acima e depois vem comigo conhecer seus lugares imperdíveis, das atrações mais famosas aos lugarzinhos encantadores que só descobri estando por lá!

PRINCIPAIS ATRAÇÕES
CATEDRAL DE SEVILHA: é considerada a maior igreja de estilo gótico que existe e o terceiro maior templo católico do mundo (com 11.520 metros quadrados, fica atrás apenas da nossa Basílica de Nossa Senhora Aparecida e da Basílica de São Pedro do Vaticano). Declarada patrimônio da Humanidade em 1987, ela ocupa o lugar de uma antiga mesquita do Século XII. Além de diversos altares, capelas, sacristias e inúmeras obras de arte, a Catedral abriga, ainda, o túmulo de ninguém menos que Cristóvão Colombo!




LA GIRALDA: Sevilha tem diversos monumentos marcantes e a Giralda, a torre da Catedral, é um deles! É uma das heranças deixadas pelos árabes que por muito tempo dominaram a região, um antigo minarete (=torre de uma mesquita) transformado em campanário (onde fica o sino de uma igreja). Considerada um dos grandes símbolos da cidade, possui 104 metros de altura. Para chegar ao seu topo você vai precisar de muito fôlego! A boa notícia é que são 35 rampas, ao invés de escadas. A bela vista da cidade compensa, te garanto!





REAL ALCÁZAR: quem curte Game of Thrones com certeza já viu esse lugar, que é um conjunto de construções, com diversos palácios e imensos jardins, e que já foi cenário da cultuada série de tv. Misturando detalhes árabes com renascentistas, é um dos palácios mais antigos do mundo ainda em uso, já que é a morada da família real espanhola quando ela visita a capital da Andaluzia. Um verdadeiro tesouro arquitetônico!
PLAZA DE ESPAÑA: essa praça é cinematográfica!!! O local já serviu de locação de duas grandes super produções: “Star Wars II: A Guerra dos Clones” e “Lawrence da Arábia”. Construída para a Exposição Ibero-americana de 1929, ela é hoje em dia um dos locais mais emblemáticos da cidade. Como toda boa praça que se preze, é cheia de manifestações culturais (músicas e até espetáculos de flamenco de rua). Estando por lá é possível alugar charrete e até um barquinho pra andar pelo lago que a rodeia.



PARQUE MARIA LUÍSA: em frente à Plaza de España fica esse grande parque repleto de cantinhos especiais e muita natureza! É possível alugar e percorrer seus caminhos de charretes e bicicletas e visitar dois museus por lá (Museu de Artes e Costumes Populares e o Museu Arqueológico).
TORRE DEL ORO: no meio da paisagem, à beira do rio Guadalquivir, a Torre del Oro impressiona e encanta quem visita Sevilha. É outro grande símbolo da cidade! Construída no século XIII, juntamente com o muro que protegia a cidade, já serviu de depósito das riquezas que chegavam das colônias espanholas e até prisão. Desde 1944 seu interior abriga um pequeno museu naval.



PLAZA DE TOROS REAL MAESTRANZA DE CABALLERÍA DE SEVILLA: é assim que se chama a Plaza de Toros da capital da Andaluzia! Inaugurada em 1881, ela é uma das mais antigas do mundo em atividade. De arquitetura barroca, fica localizada de frente ao rio e próximo à Torre del Oro. Abre diariamente, com visitas guiadas de meia hora. Destaque para o museu que abriga diversas relíquias sobre a tauromaquia, essa expressão cultural tão viva no sul da Espanha.
METROSOL PARASOL: esse modernoso monumento, que se sobressai dentre tantos prédios antigos da cidade, é conhecido entre os sevilhanos como Las Setas (=cogumelos). É uma obra recente, de 2011, que foi criada pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann e que é considerada a maior construção de madeira do mundo. Fica na Plaza de la Encarnación e abriga um mercado, um museu, restaurantes e, no seu topo, tem um mirador maravilhoso pra ver a cidade do alto.
ATRAÇÕES ALÉM DO ÓBVIO!
MUSEU ARQUIVO GERAL DAS ÍNDIAS: esse museu fica localizado no prédio em que antes funcionava a Casa de Contratação dos que iam trabalhar nas antigas colônias espanholas e reúne inúmeros documentos dessa época, inclusive o nosso conhecidíssimo Tratado de Tordesilhas, na sua versão original. O melhor de tudo é que sua entrada é grátis! Mas, mesmo se assim não fosse ,valeria a visita!


JARDINS DE MURILLO: área verde que fica bem próxima ao REAL ALCAZÁR, no bairro de Santa Cruz, perfeita para descansar ou para um passeio despretensioso. Além de muita natureza, abriga um parquinho para crianças, esculturas, construções antigas e um enorme monumento em homenagem a Cristóvão Colombo. Ah, o lugar tem esse nome por ficar próximo à casa em que vivia o famoso pintor espanhol Bartolomeu Esteban Murillo.


CASA DE PILATOS: esse antigo palácio do século XV muito bem representa como viviam os nobres da época áurea da cidade. Mescla os estilos renascentista (italiano) com o mudéjar (que é típico da Andaluzia e de influência árabe).






CASTELO SÃO JORGE: Sevilha tem um lado triste na sua história e o Castelo de São Jorge tá aí pra não deixar ninguém esquecer disso! A cidade foi a primeira sede da temível e terrível Inquisição Espanhola, que a partir de 1478 julgou, puniu e executou milhares de pessoas consideradas contrárias à fé católica. O Castelo de São Jorge foi usado como prisão e quartel general da instituição, mas desde 2009 a Prefeitura da cidade inaugurou no local uma exposição permanente sobre a Inquisição. Emocionante estar ali com meus filhos e poder falar e mostrar para eles as consequências da intolerância.

PALÁCIO MARQUESES DE LA ALGABA: palácio construído entre os séculos XV e XVI e que abriga hoje em dia o Centro de Arte Mudéjar de Sevilha. Entrada grátis!
IGREJA DE SAN LUIS DE LOS FRANCESES: Sevilha tem inúmeras igrejas, uma mais linda que a outra e essa foi uma das que mais nos encantou! Um tesouro barroco do século XVIII, localizado no Bairro de la Macarena.





BAIRRO TRIANA: do outro lado do rio Guadalquivir fica Triana, o bairro que é a alma de Sevilha! Foi nessa tradicional região que nasceram famosos toureiros e cantores e dançarinas de Flamenco. Além de sua boêmia, noite agitada e ótimas opções gastronômicas, Triana ainda é conhecida como um importante centro ceramista. Não deixe de visitar seu mercado, a Calle Betis, cruzar a Puente Isabel II e ter a maravilhosa visão da cidade dali.





BAIRRO SANTA CRUZ: é um dos queridinhos dos turistas e não é pra menos! É um antigo bairro judeu cheio de ruelas estreitas, construções antigas, prédios típicos sevilhanos e muitas lojinhas, hotéis, restaurantes e bares de tapas. Lotado e cheio de vida!
BAIRRO DE LA MACARENA: esse bairro fica em uma das partes mais antigas de Sevilha, tanto que nele é possível ver um pedaço da muralha que cercava a cidade no passado e o seu conservadíssimo Arco de entrada. Não é muito turístico, é frequentado por locais e possui preciosidades como o Mercado de Feria e a Basílica de La Macarena (1949).







Sevilha aparenta ser uma cidade que valoriza muito a sua história e não se faz cair no esquecimento o impacto que ela teve na composiçao do seu povo. Aqui no Brasil temos o hábito de esquecer o bom e o ruim mas parece que o povo espanhol não. Parabéns, Sevilha!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Essa história de valorizar seu passado é tão levada a sério por lá que em algumas casa vc passa e lê uma plaquinha (um.axulejo colado na parede) dizendo que lá morou fulano de tal e contando a história de vida da pessoa. Ou nas paredes da rua falando o que de relevante aconteceu naquele lugar. Incrível
CurtirCurtir