O mundo por Você · Viagens

LONDRES com crianças – Por NATASHA SCHNEIDER

Mais uma vez a amiga Natasha Schneider colabora conosco aqui no blog, na coluna O MUNDO POR VOCÊ. Ela já havia nos apresentado MOSCOU e SÃO PETERSBURGO, às vésperas da Copa do Mundo da Rússia, e esse post foi o maior sucesso!

Viagem para a RÚSSIA: conhecendo Moscou e São Petersburgo com NATASHA SCHNEIDER

Dessa vez ela nos conta a experiência de viajar para LONDRES com seu filhote Carlos e dá dicas detalhadas do que fazer por lá com os pequenos.

Confira abaixo e encante-se também com mais esse relato!

Abraços,

Aline Souza Monteiro

P.S.: Não esqueça que se você também quiser participar dessa coluna e contar pra gente uma viagem que você fez ou compartilhar um conhecimento sobre gastronomia, você pode encaminhar seu texto para o email omundoporaline@gmail.com

____________________________________________________________________________________________

LONDRES com crianças – Por NATASHA SCHNEIDER

Londres é uma cidade incrível, cosmopolita, cultural, com uma noite agitada, e inegavelmente uma cidade bem cara. Pois bem, então é possível curtir Londres em viagem com criança?

IMG_0719 - Copia.jpg

Para responder esta pergunta vou contar um pouco da minha experiência com meu pequeno viajante, Carlos.

IMG_0839 - Copia.jpg

A primeira vez que fomos a Londres foi na primavera de 2015. Carlos tinha 7 anos e fomos passar uma semana de férias de Páscoa.

Vale registrar que crianças só pagam transporte público se estiverem com um adulto a partir dos 12 anos. Encomendei pela internet um cartão Oyster e mandei entregar no meu hotel. Deu tudo certo e foi muito prático.

download (1)
Cartão Oyster: um cartão pré-pago para se locomover no transporte de Londres

Já no aeroporto, na chegada em Londres, quando nos pararam e perguntaram o que tínhamos ido fazer lá, eu disse: we came to visit Harry Potter’s Studio! Foi para isso que levei meu pequeno fã de Harry Potter lá.

ch

Nem lembro bem quem me avisou sobre a existência do estúdio e sobre a possibilidade de visitá-lo, mas muitos fãs de Harry Potter não sabem sobre esse lugar incrível, então seguem logo as dicas.

• Os ingressos devem ser comprados com antecedência pela internet. Você escolhe data e hora e deve ser pontual. Não é possível comprar ingressos no local.
  • Embora a hora de início seja marcada, uma vez lá dentro, take your time.

O estúdio da Warner Bros está localizado em Leavesden e a estação de trem mais perto é Watford Junction. Você costuma ler nos sites que para chegar lá usando transporte público, basta pegar um trem na estação London Euston que faz o percurso em cerca de 20 minutos. Contudo, atenção: há trens expressos, que em 20 minutos chegam lá, e há trens que vão parando e levam quase uma hora. Aguarde pelo trem expresso!

Ao chegar na estação Watford Junction há um serviço de ônibus shuttle para levar os turistas ao estúdio. Não há como errar porque o trem é todo pintado com referências ao estúdio. São mais uns 15 minutos de ônibus até lá. O shuttle custa em 2018 £2,50 (ida e volta) ou £2 (só um percurso). Compre ida e volta.

Vários sites vão tentar vender tours. Não carece.

É mágico, é lindo, é encantador… lá foram filmadas as cenas que vemos nos filmes.

Lá passeamos no beco diagonal, vemos o figurino, os cenários, os objetos mágicos se movendo, e ainda tomamos uma cerveja amanteigada (é horrível, compre só uma pra provar kkkk).

IMG_1036IMG_1051IMG_1075IMG_1137IMG_1128IMG_1204IMG_1239IMG_1143IMG_1145IMG_1162IMG_1166IMG_1185IMG_1189

No estúdio as coisas são caras, mas são irresistíveis. Prepare-se financeiramente para essa experiência. Há até a possibilidade de fazer um pequeno filme como se estivesse voando na vassoura.

Outro passeio que sempre é incrível com criança e ainda mais com um pequeno fã do Harry Potter é o Zoo. Lá podemos visitar aquele reptilário do primeiro filme, onde pela primeira vez vemos Harry fazendo magia, e falando com a cobra. Com essa fomos surpreendidos porque nem nos lembrávamos disso quando decidimos ir ao Zoológico e lá chegando… uau!

Ainda no circuito Harry Potter, passamos na estação King’s Cross. Apesar de ser totalmente diferente do filme, há um espaço para fotos e uma lojinha que ajuda quem não pôde ir até a do estúdio ou quem foi mas se esqueceu de comprar algo.

IMG_1591IMG_1592IMG_1595IMG_1602

Viajando com criança, achei boa a ideia de comprar o London Pass, não apenas pela economia, mas especialmente por escapar das filas.

London Pass: cartão que permite acesso a diversas atrações turísticas pagas de Londres

O London Pass nos permitiu entrar na Abadia de Westminster. Lindo lugar, cheio de história, onde se pode encontrar não apenas tumbas de reis e rainhas como também de gênios da literatura como Charles Dickens e William Shakespeare ou de gênios das ciências como Charles Darwin. A arquitetura é um escândalo. Adoramos.

Abadia de Westminster

Da Abadia, um passeio para admirar o belíssimo Big Ben. Seguindo na direção da London Eye tomamos uma decisão. Comprar bilhetes combinados para três atrações: London Eye, Aquarium e Museu de Cera. Compramos ali mesmo na entrada do Aquarium. Aproveitamos para fazer logo o Aquarium e a London Eye.

IMG_0680 2 - Copia.jpg
Big Ben
IMG_0848 - Copia.JPG
London Eye
IMG_0724 2 - Copia
Aquarium

IMG_0728 2 - CopiaIMG_0759 - Copia

Meu filho particularmente amou o aquário, com várias referências ao Bob Esponja. Na saída ainda havia uma espécie de fliperama, onde fomos naqueles caça níqueis de tentar pescar um boneco e não é que por uns centavos de libras ele pegou um lindo Minion???? Dia de sorte!

IMG_0816 - Copia.jpg

Ao sair da London Eye decidimos apanhar um barco até a Torre de Londres, e fizemos um pequeno passeio pelo Tâmisa.

IMG_0878 - Copia

Um passeio imperdível em Londres para crianças e adultos é a Torre de Londres. Não pode faltar no roteiro e embora seja um passeio caro, ele vale muito. Com o London Pass entramos e não pegamos fila.

Segundo o site https://mapadelondres.org/torre-de-londres-um-antro-de-historias/: “A Torre de Londres (Tower of London) é uma das principais atrações da capital britânica. Construída às margens do Rio Tâmisa em 1078, a fortaleza tem uma história cheia de curiosidades. Ela já foi casa da Moeda, Mostra dos Animais do Reino e até prisão, local de execuções e tortura. Hoje é a casa das Joias da Coroa, Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos lugares mais visitados pelos turistas que desejam conhecer a história de Londres.” (para mais detalhes visite o site acima mencionado)

Na Torre de Londres foi preso e executado Thomas More (ou Tomás Morus), no dia 6 de julho de 1535, por ordem do rei Henrique VIII da Inglaterra. Morus foi o autor no célebre livro “Utopia”, há mais de 500 anos. Leitura que indico muito, aliás.

Para a criança é um mundo das histórias de filmes e livros, com canhões, armaduras, jóias da Coroa, construções como castelos. Show.

IMG_0885 - Copia

Torre de Londres

IMG_0889 - CopiaIMG_0897 - CopiaIMG_0900 - CopiaIMG_0946 - CopiaIMG_0957 - Copia

Também foi incrível a visita à Tower Bridge. Andar sobre o chão de vidro, vendo o rio lá embaixo, além de ver e compreender como funcionam as engrenagens que levantam a ponte são atrações do local.

IMG_0986 - CopiaIMG_0964 - CopiaIMG_0967 - Copia

IMG_0969 - Copia
Tower Bridge: Londres aos nossos pés!

Não há como deixar de ir assistir a troca da guarda no Palácio de Buckingham. Ver aqueles cavalos e cavaleiros é muito legal para criança. Só não é muito divertido ter que ficar com o moleque um tempão no cangote para que ele consiga ver alguma coisa. Mas como diz a minha mãe: “quem gosta carrega na costa”.

Prontos pra tradicional troca da guarda no Palácio de Buckingham

IMG_1542IMG_1521IMG_1548

“Quem gosta carrega na costa”!!!

Depois, contudo, um passeio pelo Saint James Park, a se encantar com flores e esquilos é sempre revigorante.

park saint jamesIMG_0622 2 - CopiaIMG_0599 - Copia

Além disso, Londres é cultura. Os principais museus são gratuitos. Na National Gallery já é possível ver obras de Monet e Van Gogh. Agora o British Museum… caramba, que coisa incrível. Só fui lá na minha terceira viagem a Londres e achei incrível que tivesse perdido.

national gallery
National Gallery
IMG_0549 - Copia
Veneza – O grande Canal (1798) – Canaletto (Giovanni Antonio Canal)
IMG_0562 - Copia
A Cadeira (1888) – Vincent Van Gogh
IMG_0564 - Copia
Doze girassóis numa jarra (1888) – Vincent Van Gogh
IMG_0557 - Copia
A Lagoa de lírios d’água (1899) – Claude Monet

O Museu de cera (Madame Tussauds) tem fila, é confuso na entrada, e estávamos com fome. Mas foi bem legal. Carlos encontrou alguns artistas conhecidos. Outros, que ele não conhecia, eu pude apresentar e falar um pouco sobre eles. Agora, na parte final, quando chegam os heróis, aí ele amou. E no fim do passeio havia um filme 4d que termina com um golpe do Hulk que assusta e faz vento na gente. Ele ficou eufórico.

IMG_1319IMG_1322IMG_1328IMG_1329IMG_1333IMG_1334IMG_1342IMG_1348IMG_1367IMG_1370IMG_1382IMG_1379

Filme 4d no Museu de Cera

Nos arredores, ainda encontramos uma estátua do Sherlock Holmes e eu pude tentar mostrar para ele um pouco do meu fascínio pelas histórias de Arthur Conan Doyle.

Enfim, meu pequeno gostou tanto que contou tudo para a irmã mais velha e no ano seguinte fomos de novo os três.

IMG-20180823-WA0034
De volta à Londres e ao Harry Potter’s Studio! Dessa vez com a Fernanda!
IMG-20180823-WA0041
Encantamento no Harry Potter’s Studio!

IMG-20180823-WA0039IMG-20180823-WA0029IMG-20180823-WA0031IMG-20180823-WA0027IMG-20180823-WA0033IMG-20180823-WA0030

IMG-20180823-WA0024
British Museum
IMG-20180823-WA0038

IMG-20180823-WA0019

Fato é que não há cidade que não seja para criança se a criança tem espírito de viajante. O meu tem, e o seu?