Gastronomia · Viagens

PERU: entenda por que a gastronomia peruana é considerada uma das melhores do mundo

Já fazia tempo que andava intrigada com a gastronomia do Peru… Perdi a conta da quantidade de programas de tevê, vídeos no Youtube, artigos da impressa e posts de blogs que vi nos últimos anos falando desse mesmo tema. Foram tantos, minha gente, que resolvi que já tava mais do que na hora de parar de adiar essa viagem e ir pessoalmente desvendar esse fenômeno que é a cozinha peruana.

peruvian-pop-up-18-reasons
Delícias do Peru: um festival de sabores!

“Há uma revolução no Peru e começou pela comida”, esse era o título de uma das reportagens que li e a que mais me chamou a atenção. Publicada no site de um jornal português, ela explicava detalhadamente todo o processo pelo qual o país passou e tem passado nos últimos anos e o porquê da gastronomia na terra dos incas ser um orgulho nacional.

“Pode um cozinheiro mudar um país? Pode um cozinheiro ser mais ouvido e respeitado que qualquer político? No Peru, sim. Gastón Acurio começou uma revolução. Mas não está sozinho. Juntou-se a outros cozinheiros, aos agricultores e, por fim, aos consumidores. A história de uma revolução improvável e de como o orgulho pela comida está a transformar um povo”.

(COELHO, Alexandra Prado. Há uma revolução no Peru e começou pela comida. 2012. Disponível em:<https://www.publico.pt/2012/10/07/jornal/ha-uma-revolucao-no-peru-e-comecou-pela-comida-25326232>. Acesso em: 05 de maio. 2018).

Pra você ter uma ideia da importância do Peru e como atualmente ele se destaca mundialmente no quesito gastronomia, pelo 6º ano consecutivo o país foi eleito o melhor destino culinário do planeta e dos melhores restaurantes do mundo, escolhidos pela revista britânica RESTAURANT, três estão na capital Lima (CENTRAL – nº 6, MAIDO – nº 7 e ASTRID Y GASTÓN – nº 39). Também estão por lá 20% dos restaurantes mais bem avaliados da América Latina!

preview.jpg
Central, Maido e Astrid y Gastón: os melhores restaurantes do Peru e também do mundo!

PRAZERES DA MESA e 50 BEST RESTAURANTS: confira a lista dos melhores da gastronomia no Brasil e no mundo em 2018

20180802_102549.jpg
Lima é considerada a capital gastronômica da América Latina

Também é em Lima que acontece o maior festival gastronômico da América do Sul (o Mistura) e foi por lá que, em 2000, a Le Cordon Bleu, a maior escola de culinária do mundo, decidiu implantar sua primeira filial nessa parte do continente.

58d212df47278.jpeg
Todo ano, no mês de setembro, é realizado o Festival Mistura
le cordon bleu peru en lima.jpg
A filial Le Cordon Bleu em Lima

E foi assim que super motivada e cheia de curiosidade desembarquei no Peru. Dias depois e alguns quilos maravilhosamente conquistados, sai de lá surpreendida e encantada por tudo o que experimentei não apenas na capital peruana, mas também em Cusco e Machu Picchu!

DSC_0357.JPG
Prazeres Gastronômicos na Terra dos Incas

 

Um sabor autêntico, marcante e uma cozinha bem elaborada e feita com ingredientes próprios, muitos dos quais você só vai encontrar em solo peruano.

20180801_122253.jpg
AJÍ: esse tipo de pimenta tá presente na maioria dos pratos peruanos, principalmente a espécie “ají amarillo”
20180804_120546
MILHO: o Peru é o país que tem a maior variedade de milho no mundo. São mais de 50 tipos!!!

 

20180801_123012
Existem frutas que você só acha no Peru e a LÚCUMA é uma delas!
20180801_122934
QUINOA: o Peru é o maior produtor desse super alimento
papas
BATATAS:  originalmente da região da Cordilheira dos Andes, foram levadas para o mundo pelos colonizados europeus. Só no Peru existem mais de 4 mil tipos delas! Elas são de tantas cores, tamanhos e sabores!

A variedade dos ingredientes peruanos é uma das justificativas da excelência da cozinha do Peru e decorre, sem dúvida, da localização geográfica privilegiada do país, que lhe garante uma das maiores biodiversidades existentes no planeta (dos 114 biossistemas da Terra, 84 estão por lá!).

MAPA BONITINHO DO PERU.jpg
Peru: três regiões naturais num mesmo país (Costa, Selva e Serra)

Enquanto a Costa peruana, banhada pelo Oceano Pacífico, é responsável por uma rica variedade de peixes e frutos do mar, a região da Selva amazônica oferece uma quantidade interminável de alimentos vindo da terra, como frutas (principalmente a banana) e a mandioca,  além de diversos peixes de rio.

20180801_124452.jpg
Costa peruana: peixes e frutos do mar
20180730_222124.jpg
Iguaria feita com mandioca cultivada na Amazônia peruana

Já a região da Serra (Cordilheira dos Andes) disponibiliza os diversos tipos de ajís, milhos, batatas e grãos (como a quinoa), além de carnes exóticas e bem consumidas por lá como o cuy e a alpaca.

screenshot_20180806-080348_photos1.jpg
No interior do Peru, na região da Cordilheira dos Andes, tivemos a oportunidade de ver um pouco do cultivo de batatas

 

Pra fechar essa explicação toda, não podemos esquecer que a gastronomia peruana sofreu influência das inúmeras culturas que formaram a nação (nesse ponto sua histórica gastronômica se assemelha à nossa do Brasil). Começando pelos povos pré-hispânicos, em especial os incas, que, com toda a sua engenhosidade, criaram um incrível sistema de agricultura e irrigação das terras dos Andes.

screenshot_20180805-200237_gallery.jpg
Terraças agrícolas em Moray, sítio arqueológico no Vale Sagrado dos Incas, que fica próximo a Cusco

Com os conquistadores espanhóis chegaram diversos alimentos (galinhas, limões, laticínios, trigo, cebolas e azeitonas, dentre outros) e um toque da culinária árabe. Depois vieram os africanos (que implantaram o hábito de consumir sobras e ajudaram a desenvolver a chamada comida criolla), os italianos (com suas massas e tomate) e, finalmente, os orientais (chineses e japoneses), que vindos pelo Pacífico, trouxeram novos ingredientes (como o molho shoyo) e influenciaram a comida peruana como ninguém! Os chineses foram os responsáveis por criar a tão aclamada cozinha chifa, que é fusão da culinária da China com os ingredientes do Peru. Os japoneses, por sua vez, trouxeram a técnica para a preparação dos pescados e ajudaram a desenvolver a chamada culinária nikkei.

20180809_122404 (1).jpg

AEROPUERTO: um prato exemplo da mistura dos sabores do Peru com a China (cozinha chifa)

sdsdsd
TIRADITO: prato que representa bem a culinária nikkei

Bem, só sei que essa mistura toda de tradições e ingredientes tem dado muito certo e, somada à dedicação e capricho do povo peruano, pude comprovar que a gastronomia do Peru é mesmo tudo o que tanto ouvia falar!

Conheci sabores inesquecíveis, desde os lugares mais simples ou que vendiam comida caseira (como mercados, barracas de rua e restaurantes frequentados apenas por locais) a restaurantes aclamados e desejados por viajantes bons de garfo (como o Central, o 6º melhor restaurante do mundo, que tivemos a honra de visitar em Lima). Por falar nisso, em breve vou publicar uma lista com o restaurantes que fomos e indicamos!

Outra coisa que me chamou a atenção em terras peruanas, foi a excelência no atendimento nos restaurantes. Gente, nunca fui tão bem tratada na minha vida! De todos os países que já visitei, o Peru ganhou disparado o prêmio “faça seu cliente feliz”. Os garçons não eram apenas gentis, eram também bem preparados e sabiam explicar muito bem os pratos, os ingredientes e tudo o que envolvia o empreendimento que trabalhavam.

DSC_0976
Com Alex Soto, um dos peruanos que tão bem nos atenderam
20180730_093319
No Peru a gastronomia é uma paixão e desejo profissional
20180729_132759
Pelas vitrines do Peru

Por isso, meu amigo, se você nunca teve interesse de viajar para o Peru porque apenas Machu Picchu e suas belezas naturais não te convencem, saiba que só a comida deles já valeria sua visita!!!

20180730_125347.jpg

Abraços e um brinde com pisco sour!!! Aguardem que tem mais publicações sobre o Peru vindo por aí…

 

 

2 comentários em “PERU: entenda por que a gastronomia peruana é considerada uma das melhores do mundo

  1. Não sabia que batata tem tanta variação. Se já sou apaixonada pelo que temos aqui, imagina com tantas possibilidades… ia ser batata no café, almoço e jantar. Hahaha.

    Curtir

  2. Realmente foi uma surpresa saber que a cozinha peruana eh uma das mais respeitadas no mundo. Surpreendente a variedade de hortifruti no local! Acho q nao só a comida deve ser boa mas as bebidas tbm devem ser rsrsrs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s